Ceres Art
aprendendo a desenhar

Aprendendo a desenhar: um guia para inciantes

Se você está aprendendo a desenhar ou tem essa vontade mas não conseguiu evoluir muito ainda, pode ser que já tenha se perguntado se pintar é realmente para você, certo?

Caso você já esteja se desanimando nessa jornada, eu trouxe uma boa notícia: Todo mundo pode aprender a desenhar! Que saber como? Continue lendo esse post.

Desenvolvendo a criatividade

Para quem estar aprendendo a desenhar, é importante deixar claro que antes de mais nada é preciso desenvolver a criatividade. Mas como fazer isso?

É simples, para desenvolver a sua criatividade, primeiro você deve consumir muito conteúdo. Ou seja, estude sobre a arte, entenda os conceitos, conheça o trabalho de artistas variados, estude sobre as técnicas de desenho, etc.

Além disso, outra dica que com certeza vai te ajudar a desenvolver a criatividade é: treine muito! Quanto mais você desenhar (mesmo que não fique exatamente do jeito que você gostaria) mais você vai trabalhar o seu cérebro para que isso se torne uma atividade mais fácil.

Fizemos um post que fala sobre como conseguir inspiração para desenhar. Que tal dar uma olhada nele para começar a trabalhar esse seu processo criativo?

Aprendendo a desenhar

Agora que você já sabe que precisa trabalhar a sua mente e a sua criatividade, vamos ao que realmente interessa para quem está aprendendo a desenhar!

Primeiramente, olhe para uma paisagem. Pode ser até mesmo uma foto, o importante é que você repare no que você está vendo. Está vendo árvores? Uma praia? Animais? Seja o que for, esqueça tudo!

Isso mesmo, para desenhar, você deve enxergar como um artista. Então, em vez de enxergar a imagem como um todo, repare nos detalhes, nas formas, nas sombras, na relação entre os objetos, nas cores, etc.

Ao observar a imagem assim vai ficar mais fácil conseguir reproduzi-la depois.

curso de desenho

Passo a passo

  1. Faça esboços

    Para começar a desenhar, o primeiro passo é criar os esboços. Lembra que comentei sobre tentar enxergar as formas dos objetos? Então, é para esse momento que você vai usar isso.

    comece seu esboço pelas formas que você captou. Por exemplo, para desenhar uma árvore, esboce um retângulo na vertical (tronco) com um círculo em cima (folhas). A partir disso você já tem o formato inicial dela.

  2. Comece a criar formas

    Depois de já ter o esboço, vá contornando o desenho de forma que a forma mais realista apareça. Ou seja, crie o formato do tronco, dos galhos e das folhas para depois ir aprimorando com as sombras se for o caso.

  3. Adicione a ideia perspectiva

    Existem algumas dicas para que você consiga adicionar perspectiva no seu desenho quando se está aprendendo a desenhar.

    Basicamente tudo é feito baseado no ponto de visão e em linhas que partem dele. Para saber mais sobre o assunto, dê uma olha nesse texto: Perspectiva no desenho: o que é e como criar?

  4. Treine muito

    Provavelmente o seu primeiro desenho não terá o resultado mais perfeito do mundo. Mas isso é normal e o importante é não desistir! Quanto mais você treinar, melhor seus resultados irão se tornar.

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.