Ceres Art
Arte abstrata

Arte abstrata: o que é e principais artistas

A arte possui diversas vertentes e os mais variados estilos. Cada um dos estilos possui sua peculiaridade e sua beleza, mas hoje vim falar um pouco sobre a Arte Abstrata! Se você não conhece esse estilo ou quer entender melhor sobre ele, veja esse post.

O que é Arte Abstrata?

A Arte Abstrata é um estilo que usa a representação das formas de maneira muito diferente do que vemos na realidade. Geralmente, a intenção do artista ao criar uma obra abstrata é fazer com que as pessoas tenham as mais diversas interpretações de acordo com seus sentimentos.

Esse estilo surgiu por volta do séculos XIX em oposição a alguns outros movimentos da Vanguarda Europeia, como o realismo. Inclusive, é muito perceptível as diferenças entre esses dois movimentos. Já que um representa perfeitamente a realidade, enquanto outro tem uma proposta completamente contrária.

Na Arte abstrata conseguimos observar uma mistura de estilos dos movimentos expressionista, cubista e futurista, mas ao mesmo tempo, traz algo completamente novo em relação à eles.

Quais são as características marcantes da Arte abstrata?

As principais características do abstracionismo têm a ver com a falta de proximidade das obras com a realidade. Para alcançar essa característica, os artistas do movimento usam muito a liberdade de expressão, que é outro aspecto marcante do abstracionismo.

Um ponto interessante, é que a liberdade de expressão, na arte abstrata, ultrapassa os limites do artista e se estende para quem entra em contato com a obra. Já que a interpretação é livre e pode variar de pessoa para pessoa.

Além disso, é muito comum nas obras desse movimento, o uso de formas geométricas, linhas, curvas e também, o uso de cores fortes, contrastantes e marcantes.

Existem dois tipos de abstracionismo, o abstracionismo geométrico e o abstracionismo informal. Sendo que o primeiro, como já é de se imaginar, usa muito de formas geométricas, enquanto o segundo, usa elementos mais emocionais, se baseando muito no movimento expressionista.

Quem são os principais nomes da Arte Abstrata?

Diversos artistas se destacam no movimento da Arte Abstrata. Nesse post, você vai conhecer alguns deles, tanto nacionais quanto internacionais.

Manabu Mabe

O artista Manabu Mabe era japonês naturalizado brasileiro e ficou conhecido por suas pinturas abstracionistas pioneiras no Brasil.

Arte abstrata
Manabu Mabe

Tomie Ohtake

Tomie Ohtake também era japonesa e foi naturalizada como brasileira. Além de pinturas, Tomie ficou conhecida também pelas gravuras e esculturas da arte abstrata.

Arte abstrata
Insituto Tomie Ohtake

Hélio Oiticica

Hélio era pintor, escultor, artista plástico e performático, sendo muito importante para a arte brasileira. Suas pinturas da Arte Abstrata têm muito uso de formas geométricas.

Arte abstrata
Hélio Oiticica

Wassily Kandinsky

Kandinsky foi um artista plástico russo e, pode-se dizer, que foi quem introduziu o abstracionismo nas artes visuais.

Wassily Kandinsky
Wassily Kandinsky

Jackson Pollock

A arte abstrata de Jackson Pollock é famosa por conta de sua pintura por gotejamento. Ele é o artista mais famoso por usar essa técnica de pintura.

Gotejamento
Jackson Pollock

Georgia O’Keeffe

Por fim, mesmo sabendo que existem outros artistas que se destacaram no abstracionismo, outra pessoa que merece destaque é Georgia O’keeffe, que combinou a abstração com seu estilo modernista de modo dramático e sensual.

Arte abstrata
Georgia O’Keeffe

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Invalid OAuth access token.

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.