Ceres Art
arte contemporâNEA

Arte contemporânea: tudo o que você precisa saber

A arte contemporânea surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, na segunda metade do século XX. Ela veio depois da Arte Moderna e, apesar de ainda manter alguns traços, trouxe técnicas e características inovadoras.

Também conhecida como arte pós moderna ou arte pós-guerra, a arte contemporânea se prolonga até os dias de hoje e dissemina suas características tanto em obras, quanto em danças, música, teatro, moda, entre outros tipo de arte.

Contextualização

Até a Segunda Guerra Mundial, a arte que predominava era a Arte Moderna, até que após a guerra surgiu a Arte contemporânea ou a Arte pós-guerra.

O Século XX foi um período caracterizado pelo grande avanço tecnológico que aconteceu após a guerra. Com toda a velocidade em que a tecnologia avançava, a arte começou a ganhar novas inspirações e tendências para acompanhar o ritmo.

Portanto, nesse período os artistas começaram a fazer as mais variadas experimentações artísticas, tanto que arte pós-moderna é considerada a com maior liberdade de criação na história da arte.

curso história da arte

Movimentos de Arte Contemporânea

Diversos movimentos surgiram junto com a arte contemporânea que buscavam romper as relações com a Arte Moderna. Alguns deles foram:

  • Body Art: conhecida pelo uso do corpo para expor a arte, como se o corpo fizesse parte da “tela”;
  • Pop Art: a Pop Art exprime um estilo relacionado ao consumo, à publicidade e ao estilo de vida americano;
  • Arte Conceitual: esse estilo de arte contemporânea é mais relacionado com a reflexão, as ideias e os conceitos do que com a aparência da arte em si;
  • Minimalismo: o Minimalismo é um estilo de arte que preza pela mínima quantidade possível de recursos utilizados;
  • Street Art: a Street Art também é conhecida como arte urbana. Alguns dos seus estilos mais conhecidos são o graffiti, street dance e outras performances;
  • Land Art: a Land Art ou Arte da Terra é conhecida pela fusão entre a arte e a natureza. Ou seja, ela usa recursos da natureza como forma de expressão artística;
  • Op Art: a Op Art utiliza recursos visuais, principalmente quando se trata de ilusão de ótica. Esse tipo de arte pode até ser considerado uma variação do expressionismo abstrato.

Principais características da Arte Contemporânea

Algumas das características da Arte Contemporânea são advindas da Arte Moderna, como as experimentações por exemplo. Mas, apesar disso, a Arte pós-guerra trouxe algumas características únicas que não haviam sido exploradas antes.

Um dos pontos mais marcantes é que esse estilo de arte passou a abranger outros meios da linguagem artísticas. Alguns exemplos são a fotografia, a dança, o teatro, a música, a pintura, a literatura, as vídeoartes, as performances, etc.

Outro ponto que merece destaque entre as características da Arte Contemporânea é a liberdade de se expressar tanto em relação às técnicas usadas, quanto em relação aos conceitos e tipo da arte.

Além disso, outra característica muito marcante é o uso da tecnologia, já que surgiu numa época em que o desenvolvimento tecnológico foi muito grande, e também, a aproximação da cultura popular. Por fim, é possível notar o questionamento em relação à definição de arte conhecida até então.

Se você quiser saber um pouco mais sobre a história da arte temos um post que explica cada uma das fases. Dá só uma olhada:

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Invalid OAuth access token.

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.