Ceres Art
arte urbana

Arte urbana: o que é e quais são os tipos

No Brasil podemos encontrar uma infinidade de arte urbana pelas cidades. E esse tipo de arte engloba várias categorias desde danças até alguns tipos de pintura. Mas a semelhança entre esses tipos é que são feitos para causar impacto!

O que é arte urbana?

A arte urbana é a arte desenvolvida na rua, conhecida também como street art. Inclusive, um dos objetivos da arte de rua é tornar a arte acessível para todos, fazendo com que além de museus, teatros, e cinemas, a arte possa ser vista em qualquer lugar e por qualquer pessoa. Para isso, nada melhor do as ruas.

Além disso, a arte urbana também pode ter como objetivo expressar críticas sociais, políticas, culturais, ou simplesmente expressar algum sentimento ou pensamento.

Apesar de ainda existirem pessoas com certo preconceito em relação à arte urbana, é importante lembrar que ela não deve ser marginalizada de maneira alguma. Ao contrário disso, assim como qualquer outra modalidade de arte, ela deve ser respeitada e incentivada.

Quais são os tipos de arte urbana?

Como mencionei no começo, a arte urbana engloba os mais variados tipos de arte. Alguns deles são o grafite, poemas e poesias, sticker art, estátuas vivas e apresentações como dança, teatro, música .

Para ilustrar melhor, vou explicar o que é cada um desses tipos de arte de rua:

Grafite

O Grafite provavelmente é o estilo de arte urbana mais conhecido pelas pessoas. É a arte expressa nos muros das cidades em forma de desenhos e pinturas. Essas pinturas são feitas no geral, com spray.

É muito comum que confundam grafite e pichação, já que as duas modalidades utilizam basicamente o mesmo material. Mas além de serem visualmente muito diferentes, existem leis que diferem grafite de pichação. Afinal, no Brasil o apenas o grafite é permitido, enquanto a pichação é considerada crime.

arte urbana

Poemas e Poesias

Os poemas e poesias são manifestações literárias, e também não deixa de ser uma arte democratizadora, já que leva a literatura para todos, independente de qualquer situação.

Para desfrutar dos poemas e poesias da arte urbana, basta estar nas ruas. Esse estilo de arte pode estar exposto em bancos, muros, postes, apresentações e onde mais você puder imaginar.

Sticker Art

A sitcker art é facilmente encontrada pelas cidades. Certamente você já viu essas colagens em algum lugar pelas ruas. São adesivos que podem ser autocolantes impressos em vinil ou em formato lambe-lambe.

sticker art

Estátua Viva

A estátua via é uma performance artística em que uma pessoa se veste e se pinta completamente de maneira que fica idêntica a uma estátua.

Esse tipo de arte urbana exige uma habilidade muito grande, já que as estátuas vivas permanecem um bom tempo na mesma posição, e se movem em alguns momentos como forma de mímica para interagir com o público.

arte urbana

Apresentações

As poesias e estátuas vivas podem se encaixar em apresentações. Mas além dessas, também existem as apresentações de dança, música, atividade circense, cordel, etc.

Resumindo, qualquer tipo de apresentação que seja feito nas ruas onde todos possam ter acesso, pode ser considerado como um tipo de arte urbana.

arte urbana

Agora que você já conhece os principais tipos de street art, que tal passear pela sua cidade e consumir toda essa arte e cultura disponível nas ruas?

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta