Ceres Art
artesanato

Artesanato: dicas para fazer por conta própria

O artesanato é um estilo de arte muito amplo e que abrange um imenso leque de opções para quem gosta de artes manuais. Além de possibilitar fazer objetos de utilidades gerais e de decoração incríveis, muita gente se interessa por enxergar uma certa facilidade em fazer por conta própria.

Se você é uma dessas pessoas que adora artesanato e quer começar a fazer, leia esse post para saber por onde começar!

O que é artesanato

Sendo iniciante no assunto de artesanato, com certeza ainda tem algumas dúvidas sobre o que de fato, é artesanato, certo?

Basicamente, o artesanato é uma técnica manual em que alguma matéria prima natural é utilizada, como por exemplo o couro, o barro, folhas secas, papel, pedras etc. Pela quantidade de matéria prima que temos disponível, é de se imaginar que existem diversos tipos de artesanato par se fazer.

Alguns exemplos muito comuns são decoupage, cartonagem, fuxico, crochê, biscuit, reciclagem, patchwork, arranjos, vasos de cimento, macramê, entre diversos outros tipos que existem.

curso de pintura

3 dicas para começar a fazer artesanato

Por haver tantos tipos de artesanato diferentes, não há uma receita a ser seguida para começar a fazer por conta própria. Apesar disso, trouxe algumas dicas que podem te ajudar a começar a explorar esse meio.

Tenha uma motivação

Sempre que resolvemos fazer algo, existe alguma motivação por trás. Com o artesanato não poderia ser diferente, então se você ainda não parou para pensar, uma boa dica é entender o que te motivou para começar a fazer.

Será um hobby ou passa tempo? Quer apenas aprender algo novo? Ou quem sabe conseguir um dinheirinho a mais com o seu trabalho manual? Seja qual for o motivo, entenda-o bem. Essa é uma forma de se manter incentivado a continuar fazendo.

Escolha o que você mais se identifica

Pesquise sobre todos os tipos de artesanato que você conseguir e entenda qual você mais se identifica. Pode ser que você leve mais jeito para fazer vasos com argila, mas talvez você prefira costurar ou fazer crochê.

Para identificar qual se encaixa melhor com seu perfil é só entender quanto tempo você tem disponível, quanto está disposto(a) a investir naquela arte, qual você tem mais facilidade ou aptidão e, claro, que estilo de te desperta mais interesse.

Estude sobre o artesanato

Por último, mas não menos importante (me arrisco até a dizer que essa é a dica mais importante de todas), estude muito sobre o artesanato que escolher. Se a ideia é fazer algo bem feito e que te dê orgulhe, você vai sim, precisar estudar!

Sendo assim, procure aulas para aprender as técnicas básicas. Essas aulas podem ser vídeos no youtube, aulas online ou até mesmo cursos ou workshops em escolas de arte. O importante mesmo é buscar alguma forma de aprender.

Depois de aprender as técnicas não se esqueça de colocar tudo em prática e treinar MUITO. Afinal de contas, ninguém fica bom de verdade em algo se não treinar e praticar sempre, e isso serve para qualquer coisa!

Depois de tanto praticar, com certeza você vai se encontrar no artesanato que escolheu e, além de ficar craque em nisso, vai conseguir expressar toda sua personalidade na arte que fizer!

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.