Ceres Art
como desenhar profissionalmente

Como desenhar profissionalmente?

Muitas pessoas desenham apenas por diversão ou como uma forma de passar o tempo, mas nada melhor do que ganhar dinheiro fazendo o que se gosta não é mesmo? Por isso, no post de hoje vim falar sobre como desenhar profissionalmente.

Vou falar aqui o que você precisa para passar o desenho de hobby para uma profissão, e também, deixar algumas sugestões de profissões que usam o desenho como habilidade principal.

O que é preciso para desenhar profissionalmente

Primeiramente, para desenhar profissionalmente, você precisa saber como desenhar muito bem! Ou seja, é necessário treinar e estudar muito sobre desenho e sobre tudo o que envolve essa arte.

Tudo bem se você não tiver cursos e for um desenhista autodidata, mas o importante mesmo é que você sempre pesquise os fundamentos do desenho, entenda bem as técnicas básicas, conheça e coloque em prática formas de aprimorar os seus traços etc.

Afinal, você pode até se considerar o melhor desenhista do mundo, mas tenha certeza de uma coisa: tudo o que é bom, pode ser melhorado SEMPRE.

Inclusive, fazer cursos de desenho e de técnicas de desenho pode ser uma boa ideia mesmo para quem já sabe desenhar. Nesses cursos é possível conhecer as técnicas mais a fundo e entender como aprimorar cada vez mais a sua arte.

Para desenhar profissionalmente, também será preciso entender qual é o estilo de desenho que mais lhe agrada. Por exemplo, se você gosta de desenhos técnicos, porque não partir para a área da engenharia, arquitetura ou design de interiores?

O outro passo para começar a trabalhar com desenho é pesquisar quais são os as profissões que permitem que isso aconteça. Então, para facilitar esse processo, listei algumas aqui nesse post que podem lhe interessar!

curso de desenho

Profissões para quem gosta de desenhar

Conheça as profissões mais recomendadas para quem quer desenhar profissionalmente:

  • Arquiteto(a): O arquiteto planeja os espaços para serem usados com fim residenciais, industriais ou comerciais. O desenho técnico é a base para o planejamento arquitetônico.
  • Desenhista industrial: O desenhista industrial precisa saber qual é a função de um objetivo e entender sua aplicação na prática para então, criar e desenvolver novos objetos que sejam mais funcionais, esteticamente agradáveis e que tenham um custo preferencialmente reduzido.
  • Paisagista: O paisagista tem a função de planejar e projetar ambientes utilizando plantas e outros elementos decorativos, definindo como será a paisagem do ambiente.
  • Caricaturista: Caricaturista é quem cria caricaturas (desenhos com características reais, mas de forma exagerada) e as comercializa de alguma maneira para desenhar profissionalmente.
  • Tatuador(a): O tatuador é o profissional que utiliza o desenho para marcar a pele das pessoas de forma definitiva. A vantagem é que a tatuagem pode ser feita nos mais variados estilos de desenho.
  • Animador(a) digital: Animador digital é o nome que se dá ao profissional que cria animações. Ou seja, cria desenhos em movimento. Esses são os famosos desenhos animados que crescemos assistindo na televisão.
  • Designer de moda: O designer de moda é responsável pela criação gráfica, confecção de desenhos e modelos de artigos de moda como roupas e acessórios, costura etc.
  • Ilustrador(a): Ilustrador é o profissional que trabalha criando ilustrações, desde o desenho até os cenários, personagens e outros elementos que envolvem a arte.
  • Cartunista: Cartunista é o desenhista que tem o cartum como especialização. O cartum pode ser utilizado tanto para críticas quanto para humor ou publicidade, por exemplo.
  • Game designer: outra forma de desenhar profissionalmente é essa. A função do game designer é projetar e desenvolver jogos eletrônicos.
  • Designer gráfico: O designer gráfico trabalha com a criação de desenhos que envolvam a comunicação visual de marcas ou empresas.

Já deu para perceber que opção para quem quer desenhar profissionalmente é o que não falta, não é mesmo? Agora, se você se identificou com alguma dessas, é só pesquisar mais a fundo e descobrir o que é preciso para começar na profissão!

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Invalid OAuth access token.

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.