Ceres Art
desenho artístico

Desenho artístico x desenho técnico: quais são as diferenças?

Desenho artístico ou desenho técnico? Ambos os tipos se tratam de desenho, é claro. Mas existem algumas diferenças entre essas duas modalidades e é sobre elas que vou falar aqui hoje.

Então, se você quer entender melhor como diferenciar esses dois tipos de desenho é só continuar lendo esse artigo! Vamos lá?

Para que fique claro quais são as diferenças entre o técnico e artístico, vou explicar sobre cada um deles e, depois, citar as principais diferenças.

O que é desenho artístico?

Podemos dizer que o desenho artístico é a base para, se não todas, a maioria das artes visuais. É através dele que um artista consegue expressar no papel seus sentimentos, suas críticas, emoções, ideias, crenças, etc.

Apesar de existirem técnicas de desenho que facilitam no momento de desenhar, esse tipo de desenho não necessariamente precisa de regras quando se trata de medidas ou traços. Isso porque o desenhista é livre para expressar sua arte da forma que achar mais conveniente.

Como mencionei, o desenho artístico pode ser considerado a base para a maioria das artes visuais. O motivo disso é que esse tipo de expressão artística é usado como base, por exemplo, para criar um Graffiti, uma pintura, animações, vídeos, etc.

Resumindo então,este tipo de desenho permite que o artista crie da forma que ele enxerga o mundo. Sem precisar seguir padrões pré estabelecidos.

curso de desenho

O que é desenho técnico?

Diferentemente do desenho artístico, o desenho técnico, como o próprio nome já diz, exige o uso de muitas técnicas, procedimentos e regras. Inclusive, existem normas que “regem” como ele deve ser feito. São as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Essas normas especificam a aplicação, tipos e largura das linhas, os princípios gerais do desenho, as dimensões dos desenhos, a folha de desenho, entre outras especificações que o desenho técnico deve ter.

Enquanto o desenho artístico é usado como base para as artes visuais, o desenho técnico é usado como base para projetos de arquitetura e de engenharia. É ele que passa a ideia do projeto para que possa ser executado posteriormente.

E quais são as diferenças entre desenho artístico e técnico?

Com as explicações acima já deu para ter uma ideia das diferenças, não é mesmo? Mas para que realmente fique claro, vou pontuar quais são as principais a seguir:

  • Significado do desenho: O desenho artístico possui um significado que parte da expressão do artista. Ou seja, pode significar um sentimento, ideia, etc. Por outro lado, o desenho técnico tem significado simplesmente técnico. Por exemplo, pode ser o projeto de uma casa, loja, rodovia, e por aí vai.
  • Utilização de normas: A utilização de norma é outro ponto que distancia o desenho artístico do desenho técnico, já que o artístico não precisa seguir normas ou padrões. Enquanto isso, o desenho técnico é guiado pelas normas da ABNT.
  • Objetivos: O objetivo do desenho artístico é expressar os sentimentos e a forma que o artista enxerga o mundo, ou expor ideias e opiniões. Já o desenho técnico tem como objetivo transmitir com exatidão as características de um projeto de obra a ser construído.

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Invalid OAuth access token.

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.