Ceres Art

Expressionismo e suas principais características

Apesar de não ter uma origem tão bem definida, sabe-se que o Expressionismo surgiu na Europa, por volta do século XX e trouxe muitas novidades para o mundo da arte. Quer saber um pouco sobre sua origem e principais características? É só continuar nesse artigo!

Como surgiu o Expressionismo?

Como mencionei acima, o Expressionismo não tem uma região muito específica que seja possível afirmar sua criação. Apesar disso, é de conhecimento geral que ele surgiu na Europa no final do século XIX e começo do século XX e, acredita-se que tenha sido na Alemanha.

O movimento muito importante na história da arte, surgiu em contrapartida ao Movimento Impressionista. Nele, os artistas estavam mais interessados em expressar suas visões individuais e subjetivas, do que exteriorizar o que todos podiam ver naturalmente.

Não só na pintura, o Expressionismo também pôde ser muito observado no âmbito da fotografia, arquitetura, literatura, música, teatro, dança e diversos outros meios artísticos.

No Brasil, o movimento teve uma breve passagem, mas o principal fator, é que foi ele quem impulsionou o Modernismo por aqui.

curso de pintura

Quais são as principais características?

Por ser a expressão da visão individual e “interna” do artista, uma das principais características do Expressionismo é justamente essa: recriar o que é visto no mundo externo de acordo com a própria percepção.

Sendo assim, o movimento fugia do que pregava os anteriores. Ou seja, todo o caráter técnico de estudo de luzes e cores já não era o foco principal, até porque a expressão emocional do ser humano é algo completamente subjetivo e único.

Em resumo, as principais características do movimento são então, a deformação das imagens, cores resplandescentes e vibrantes, a fuga dos conceitos técnicos e a expressão de uma arte mais dramática ou até mesmo sombria.

Quem são os principais artistas do Expressionismo?

Alguns artistas tiveram destaque no Expressionismo por conta de obras que ficaram muito conhecidas na época e mantiveram sua fama até os dias de hoje. Alguns dos principais artistas e obras do movimento são:

  • Edvard Munch

Edvard Munch ficou muito conhecido pela obra “O Grito” que, provavelmente, você já ouviu falar. Essa obra representa a luta das pessoas contra a própria sociedade. Ele era um artista Norueguês e foi um dos precursores tanto do impressionismo quanto do expressionismo na Alemanha.

Expressionismo
O Grito – Edvard Munch – 1983
  • Wassily Kandinsky

O artista Wassily Kandinsky, de origem russa, ficou conhecido principalmente por suas artes abstratas. Apesar disso, sua obra expressionista “Der Blaue Reiter” ficou grandemente conhecida.

A pintura representa um homem a cavalo em uma paisagem, mais precisamente em um campo aberto. É muito marcante nessa pintura, o fato de haver tanto contraste entre o claro e escuro e entre o movimento e a quietude.

expressionismo
Der Blaue Reiter – Wassily Kandinsky – 1903
  • Oskar Kokoschka

Apesar de a próxima obra ser um retrato, o artista Oskar Kokoschka conseguiu expressar com maestria toda a tensão, ansiedade e inquietude que o casal de historiadores retratado passava.

Ou seja, em vez de focar na aparência física do casal, o enfoque da pintura se deu na personalidade deles de acordo com o que Kokoschka pôde analisar com a observação dos dois, característica típica do expressionismo.

Hans Tietze and Erica Tietze-Conrat – Oskar Kokoschka – 1909

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.