Ceres Art
fauvismo

Fauvismo: saiba tudo sobre o movimento

O Fauvismo foi um movimento artístico com origem europeia. Ele surgiu logo no início do século XX trazendo algumas características bem próprias do estilo para a pintura. Você quer saber mais sobre essas características marcantes do Fauvismo? É só continuar nesse artigo!

Como surgiu o Fauvismo

Como citei acima, o Fauvismo surgiu no início do século XX, mais especificamente ainda, no ano de 1901. Apesar de ter surgido nesse ano, ele foi reconhecido como uma corrente artística somente a partir de 1905.

O movimento foi inciado na França e apareceu publicamente pela primeira vez em Paris, no Salão de Outono. Sendo que logo no ano seguinte aconteceu uma exposição. Essa exposição foi onde o grupo de artistas que faziam parte do movimento foi nomeado como “as feras”.

O movimento não durou muito tempo, já que se desenvolveu apenas no curto período de 1901 até 1907. Apesar de curto, durou tempo suficiente para que grandes obras surgissem para mostrar a beleza do cotidiano e das cores.

curso de pintura

Principais características

Uma das grandes características das pinturas no Fauvismo é a utilização das cores. As cores era utilizadas de forma muito marcante e também, com muita intensidade. Além disso, os temas das pinturas não tinham intensão de fazer críticas como acontecia em outros movimentos, eles demonstravam emoção e alegria.

Para que as cores ficassem tão marcantes e alegres, elas eram utilizadas puras, ou seja, sem mistura de pigmentos. Por isso a cor pura e marcante é algo que estava muito presente nesse movimento artístico.

Outro ponto importante, é que no Fauvismo, a demonstração perfeita da realidade não era o foco principal. Na verdade, o que os artistas queriam era que a composição final da imagem transmitisse a beleza das cores fortes.

Uma pintura que ficou muito conhecida na época foi “A Dança” de Henri Matisse:

fauvismo
A Dança – Henri Matisse

Resumidamente, algumas outras características marcantes do movimento foram:

  • Simplificação das formas, sem a intensão de pintar de forma realista;
  • uso de texturas para dar continuidade ao desenho;
  • experimentação da pintura no lugar de profundos estudos técnicos.

O Fauvismo no Brasil

O Fauvismo aconteceu muito especificamente na Europa e por um curto período. Apesar disso, alguns artistas brasileiros usaram algumas das características desse estilo de pintura em suas obras.

Nas pinturas de Artur Timóteo é possível notar a influência ao observar o uso das cores marcantes que ele começou a adotar após uma viagem para Paris. Outros dois artistas que adotaram um pouco do estilo em suas obras foram Navarro da Costa e Inimá José de Paula.

Há quem diga que, entre esses, o pintor “mais Fauvista” do Brasil foi Inimá José de Paula, por ter pintado diversas obras seguindo esse estilo. A pintura a seguir é uma das obras do artista que foi guiada pela influência Fauvista:

fauvismo
Pequeno Porto – Inimá José de Paula

Agora que você já sabe o que foi o movimento Fauvista e conhece alguns fatos sobre ele, que tal ler esse artigo sobre a História da Arte? É só clicar no link a seguir!

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.