Ceres Art
goma laca

Goma laca: qual sua função e como usar?

A Goma laca é um material de artesanato frequentemente utilizado como acabamento, podendo substituir o verniz. Além de poder ser usada para isso, ela possui algumas outras finalidades.

Quer entender melhor o que é, para que serve e como utilizar nas suas produções artísticas? Continue lendo!

O que é Goma Laca?

A Goma laca é como uma resina que pode ser tanto transparente quanto amarelada. No geral, ela é usada para substituir o verniz, se mostrando uma ótima opção já que o tempo de secagem é bem mais rápido do que o verniz comum.

Além de poder ser utilizada como verniz, a goma laca também é muito frequentemente usada como primeira camada antes de pinturas em madeira, gesso, isopor ou outras superfícies porosas e que podem “sugar a tinta”.

Quando aplicada dessa maneira, a goma forma uma camada impermeável pela tinta, tornando o processo de pintura mais rápido por serem necessárias menos demãos de tinta.

Apesar do material poder ser utilizado para envernizar pinturas, principalmente quando diluído em álcool, ele não é muito recomendado, já que pode amarelar com o tempo, modificando a estética da obra.

curso de pintura

Quais são os tipos de Goma Laca?

Existem 4 tipos de Gomas Laca, são eles:

  • Incolor;
  • purificada;
  • indiana;
  • chinesa

A Goma incolor é mais frequentemente usada como verniz em pintura, já que dificilmente pode alterar a cor ou amarelar depois. Já a goma laca purificada, é muito usada como acabamento em peças de artesanato e como fixador em algumas peças decorativas.

A goma chinesa é conhecida por sua alta durabilidade e por poder ser pigmentada pela tinta a óleo. Por fim, a indiana tem um acabamento mais amarelado de todas, por isso é frequentemente usada quando se quer uma acabamento mais rústico.

Lembrando que os quatro tipos são bem-vindos quando a finalidade é formar a camada impermeável em superfícies porosas.

Como aplicar?

É possível aplicar a goma laca de algumas maneiras diferentes. Hoje vou falar sobre três dessas maneiras.

A primeira delas é a aplicação com pincel. Para aplicar a goma com o pincel, você precisa se atentar ao passar camadas finas e tentar não sobrepor uma à outra. Assim você evita deixar camadas grotescas, já que o álcool diluído evapora rapidamente.

Depois que secar, lixe o material envernizado e, se necessário, passe a segunda demão. Para saber se é necessário, é só definir como você quer que o acabamento fique.

O segundo tipo de aplicação que vou falar sobre, é a aplicação com boneca. A plicação com boneca se trata de uma aplicação com um tecido de algodão. É importante te atentar a espessura do tecido, que deve ser dobrado várias vezes, já que ele absorve a goma laca.

Para aplicar você deve segurá-lo de forma confortável com a mão formando uma almofadinha, molhar na goma diluída em álcool e esfregá-lo na peça que estiver envernizando. Para controlar a quantidade de goma, basta apertar o tecido contra o material de forma mais forte ou mais fraca.

Por último, caso você tenha uma pistola de aplicar goma laca, essa pode ser a opção mais rápida. A aplicação com a pistola além de ser mais prática, tem a secagem mais rápida que os outros meios.

O único ponto a se atentar aqui, é que você precisa sempre manter a pistola em movimento para evitar que muita goma laca se acumule em determinadas áreas, formando uma camada mais grossa ou escorrendo.

Até que não é tão complicado usar a goma laca, não é mesmo? Agora é só colocar a mão na massa!

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Invalid OAuth access token.

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.