Ceres Art
história da arte para crianças

História da arte para crianças: como introduzir?

Ensinar história da arte para crianças é o mesmo que ensinar cultura para elas. Ao contrário do que muitos pensam, fazer isso não precisa ser chato e nem entediante para os pequenos, afinal, existem maneiras muito divertidas de introduzir a história da arte para eles.

Se você está se perguntando como isso é possível, continue a leitura, porque vou explicar aqui nesse post

curso história da arte

Por que ensinar história da arte para crianças?

A introdução da história da arte para crianças, ou algum outro tipo de atividade artística é fundamental nos primeiros anos de vida delas. Além de inserir um pouco de cultura na vida da criança, fazer isso acaba incentivando o equilíbrio entre a emoção e o intelecto de uma forma natural.

Inclusive, é logo na primeira infância que a criança desenvolve sua personalidade, seus gostos e sua forma de enxergar o mundo. Ensinar história da arte para crianças, as ajuda a desenvolver toda essa personalidade e o senso crítico.

Com isso, as crianças também acabam aprendendo a se expressar melhor e também aprendem a real importância da liberdade de expressão e da manifestação de percepção que elas têm do mundo.

Quer dizer, crianças com essa oportunidade de estar em contato com a arte e com a história da arte, têm muito mais chances de saber se expressar melhor, entender melhor suas emoções e de ter um senso crítico um tanto mais aguçado.

Como fazer isso?

Como você viu, as vantagens em ensinar história da arte para crianças são grandes. Por isso é importante fazer isso da melhor maneira possível.

Como todo mundo sabe, a maioria das crianças são agitadas e cheias de energia para gastar. Por isso, uma aula de história em que o professor fala incansavelmente e elas apenas escutam, dificilmente irá funcionar .

Isso quer dizer que, ao mesmo tempo em que as aulas precisam abordar de maneira consistente os conteúdos que a serem ensinados, elas devem ser lúdicas e atrativas. Dessa forma eles podem aprender com diversão.

Sabendo disso, as dicas para uma boa aula de história da arte para crianças são:

  • Escolha bem o profissional

Caso você seja o profissional que vai lecionar para as crianças, tenha certeza de que está completamente preparado para isso. Ensinar para crianças exige um preparo muito mais a fundo do que simplesmente entender o conteúdo a ser repassado.

Porém, se você está em busca de um profissional que faça isso, pesquise bem! É necessário que a pessoa saiba lidar com crianças, tenha propriedade no assunto que vai lecionar e, principalmente: deve ser alguém de total confiança!

  • Deixa a criança aprender na prática

Uma metodologia muito bem aceita para ensinar história da arte para crianças, é ensinar usando a prática. Ou seja, primeiro o conteúdo teórico é passado de forma atrativa para a criança. E depois que a teoria já tiver sido explicada, é o momento de uma atividade prática.

Por exemplo, se em uma das aulas de história da arte para crianças, você ensinou à elas sobre a arte rupestre, que tal passar uma atividade em que elas possam recriar o estilo em uma cartolina?

Assim, além de ensinar o conteúdo de forma divertida, você também estimula a criatividade dos pequenos.

  • Estimule a interação entre as crianças

Tão importante quanto aprender o conteúdo e ter a criatividade estimulada, é poder interagir com outras crianças. Dessa maneira, elas “treinam” o convívio social, aprendem a lidar com conflitos e também, entendem que cada pessoa tem ideias diferentes e uma forma de se expressar única.

  • Planeje bem a aula

Como em qualquer outra aula, para ensinar história da arte para crianças é preciso planejar. Então tenha em mente o que vai ser repassado para os pequenos, quais materiais você vai utilizar, quanto tempo terá de aula etc.

Essas são as principais dicas para quem quer ensinar história da arte para crianças, mas caso você esteja em busca de locais especializados, uma boa ideia é procurar oficinas artísticas para crianças.

Em São Paulo, o Centro Cultural de Artes Visuais Ceres Art, oferece oficinas infantis que, a cada encontro, um artista ou um tema que envolva arte é ensinado de forma criativa e divertida!

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta