Ceres Art
história da arte

História da arte: Você sabe como surgiu a arte?

A arte está presente na vida de todo mundo. Seja em forma de desenhos, pinturas, músicas, dança, teatro… Não importa como, sempre a presenciamos no dia a dia. Mas, apesar de viver entre a arte, você conhece a história da arte e como ela surgiu?


Você  vai ver nesse Post:


O que é arte?

Além de ser conhecimento, a arte é também uma forma de expressão do ser humano. Ou seja, através da arte as pessoas expressam sentimentos, desejos, vivências, e até mesmo suas crenças. Essa forma de expressão é encontrada na dança, na música, nos desenhos e pinturas, esculturas, e em todos os outros tipos de arte.

É por isso que a arte é encontrada de maneiras diferentes em cada região do país ou do mundo. Porque cada cultura possui uma vivência e crença diferente. Por exemplo, o Brasil é muito conhecido pelo  estilo de dança samba. Mas se você for na Espanha, provavelmente encontrará muita influência do Flamenco, e nada do samba. Deu para entender?

Esse conceito fica claro quando observamos a história da arte. Durante o decorrer e passar dos anos e dos séculos, a forma de expressar a arte mudou muito. Isso porque a vivência das pessoas foi evoluindo junto com a história. 

curso história da arte

Como surgiu a arte?

Como já foi dito, a arte é uma forma de expressão humana. Com isso, podemos concluir que a história da arte evoluiu junto com o ser humano. Por isso, ela é dividida em alguns períodos que traduzem a história da humanidade.

História da Arte Rupestre

Um dos primeiros indícios de arte foi a Arte Rupestre. Ela foi criada pelos homens pré-históricos que desenhavam símbolos nas rochas ou nas cavernas em um ritual mágico antes das caças.

Esse símbolos representavam os animais que eles caçavam, o sol ou os próprios caçadores. Eles acreditavam que ao fazer isso, conseguiriam a força para caçar e se manter alimentados.

história da arte
Arte Rupestre

Outro tipo de arte da época da antiguidade, foram as artes do Oriente e Ocidente médio, como a arte da Mesopotâmia, a arte do Egito Antigo, a Arte Persa, a Arte Grega, a Arte Romana, a Arte Bizantina e a Arte Cristã Primitiva.

História da Arte Gótica

Já na Idade Média, surgiu o estilo de Arte Gótica. Esse estilo é muito conhecido pelos seus vitrais, pelas catedrais medievais, e por suas técnicas de pintura, que foram muito importante para o próximo período da história da arte, já que serviram como “base” para o período do Renascimento.

história da arte
Arte Gótica

História da Arte Renascentista

Seguindo com a história, vamos direto para a Arte Renascentista. Junto com o Renascimento, estava nascendo também uma nova forma de pensar e de encarar o mundo, e consequentemente, uma nova forma de encarar a arte.

O Renascimento veio como uma forma de “trazer a luz perdida na Idade Média”. Um dos principais pontos trazidos pela Arte Renascentista foi o uso da perspectiva nas pinturas. E alguns dos grandes artistas conhecidos dessa época da história da arte, foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520).

arte renascentista
Arte Renascentista

História da Arte Barroca

Em 1600 d.C. surgiu a Arte Barroca, estilo que marcou a história da arte. Um dos pontos principais dessa época foi o domínio da luz nas pinturas, trazendo o contraste de luz e sombra, e junto com isso, um efeito dramático e muito mais sensibilidade nas pinturas.

história da arte
Arte Barroca

História do Rococó

Como vimos até agora, toda a história da arte seguiu o contexto vivido na época. É claro que não foi diferente com o Rococó. Esse estilo de arte veio logo após o Barroco, por volta do século XVIII.

Segundo os historiadores, esse estilo pode ter vindo como uma reação da aristocracia e da burguesia francesa em relação ao barroco. Por isso, a Arte Rococó é conhecida pelas suas formas curvadas, desenhos de conchas e flores.

Além de ser usada em quadros, foi muito usada para decorar castelos, casas, igrejas, talheres, roupas e porcelanas. Tudo isso sempre de forma leve, harmoniosa e cheia de vida.

história da arte
Arte Rococó

História da Arte Romântica

No final do século XVIII, na História da humanidade estava acontecendo a Revolução Industrial, e acompanhando isso, e as mudanças sociais e culturais trazidas no século XIX, a história da arte estava se encontrando com o Romantismo.

Os artistas românticos buscavam a livre expressão da personalidade do próprio artista. Para isso, eles se libertaram das convenções acadêmicas. Sendo assim, algumas das principais características da Arte Romântica são a originalidade, a liberdade, o individualismo e o subjetivismo.

romantismo
Arte Romântica

História do Impressionismo

O Impressionismo foi o movimento artístico que revolucionou a pintura, e que abriu espaço para as tendências do século XX. Era muito característico nessa época da história da arte, que as pinturas registrassem bem a luz solar do momento em que a pintura foi feita, que os contornos não fossem nítidos e que as cores nos quadros fossem puras, e não misturadas anteriormente na paleta do pintor.

Além disso, o efeito de luz e sombra vinha da lei das cores complementares. Isso quer dizer que as sombras eram coloridas e mais próximas da realidade que enxergamos, diferente do Barroco, por exemplo.

impressionismo
Arte Impressionista

História das Vanguardas Europeias

No mesmo período, ainda no século XX, com todas as descobertas e avanços tecnológicos acontecendo, surgiram as Vanguardas Europeias. Em relação à história da arte, foi um momento propício para o surgimento de novas concepções e tendências artísticas.

Essas Vanguardas Europeias nada mais são do que movimentos culturais que surgiram na Europa. Dentre eles, estão:

  • Fauvismo
  • Futurismo
  • Expressionismo
  • Cubismo
  • Dadaísmo
  • Surrealismo

Cada um dos movimentos possue sua particularidade, mas todos se relacionam com a arte moderna!

vanguardas europeias
Vanguardas Europeias

Deu para ter uma noção de como a evolução da humanidade e a história da arte estão interligadas, não é mesmo? Isso porque a arte evolui junto com a gente, assim como evoluímos junto com a arte.

Se você ainda quer saber mais sobre o assunto, e se aprofundar na história da arte, no Centro Cultural de Artes Visuais, Ceres Art oferecemos um curso de história da arte, que além de trazer conhecimento e cultura, é muito inspirador!

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta