Ceres Art
impressão 3D

Impressão 3D é capaz de recriar obras

A impressão 3D já é uma realidade há um bom tempo, e desde que surgiu já foi capaz de desenvolver muitas inovações. Inclusive até órgãos artificiais já foram criados com essa tecnologia.

Mas hoje vim falar sobre a impressão 3D que está sendo usada para recriar obras. Além de ser incrível por conta da tecnologia, a finalidade com que as obras são recriadas é inspiradora!

curso história da arte

O que é impressão 3D?

A impressão 3D requer o uso de 3 ferramentas: um hardware, um software e o material usado para a impressão, este pode variar.

Essa tecnologia pode ser usada para criar peças de basicamente qualquer coisa, ainda mais com o avanço que a tecnologia vem tendo ao longo do tempo.

Em resumo, esse tipo de impressão recria um objeto físico a partir de um modelo digital. Incrível, né? Os tipos mais conhecidos da tecnologia de impressão 3D são:

  • Extrusão (FDM): aqui, um extrusor libera camadas aquecidas de um material a base de plástico. Tal tipo é um dos mais baratos, mas não garante tanta riqueza em detalhes e é um pouco demorado;
  • estereolitografia (SLA): já esse tipo de impressora utiliza um laser de alta precisão para endurecer uma resina;
  • DLP: sendo bem parecida com o SLA, a única diferença desse tipo de impressão 3D é que apesar de também usar uma luz para endurecer a resina, essa luz não é o laser;
  • SLS: As SLS utilizam o laser para criar os objetos. Os materiais usados podem ser o vidro, o nylon, o alumínio, a cerâmica e outros;
  • síntese a laser: nesse tipo a impressão também é a laser, mas o material enrijecido é em pó, e é feito em uma câmera vedada.

Impressão de obras tridimensionais

Um projeto de arte invisível chamado Unseen Art Project, criado pelo designer Marc Dillon utiliza a impressão 3D para recriar obras. Mas essa não é a parte mais surpreendente, afinal como vimos, a impressão 3D já é algo bem conhecido nos dias atuais.

A melhor parte na verdade, é que o Unseen Art Project recria essas obras para que pessoas cegas possam “ver as pinturas com as mãos”. Ou seja, a partir das impressões tridimensionais, essas pessoas são capazes de finalmente ver o que nunca puderam apesar de muito ouviram falar.

A impressão 3D dessas releituras é feita a base de areia e conta com os mais finos detalhes de cada obra feita. Assim, quem não enxerga pode tocar a vontade e sentir todas as sensações que uma pessoa tem ao ver a tela em si, o que não poderiam fazer caso estivessem em uma exposição com as pinturas originais.

impressão 3D

De uma maneira parecida com o que é feito nesse projeto, existe quem faça impressão 3D a partir de fotos. Dessa maneira momentos são eternizados de forma inclusiva para todos. Afinal, quem é que não gosta de poder relembrar momentos especiais?

Enfim, para quem ama arte é sempre bom saber que ela pode ser cada vez mais acessível e que pode estar presente de diversas formas na vida das pessoas!

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta