Ceres Art
inspiração para desenhar

Sem inspiração para desenhar? Saiba o que fazer!

Quem nunca ficou sem inspiração para desenhar? Você prepara todo seu material para por a mão na massa, senta para desenhar… e nada! Esse é um momento muito frustrante para quem adora rabiscar, mas vez ou outra acaba acontecendo. Se você está lendo esse texto é porque provavelmente isso aconteceu com você, e sim: eu tenho a solução! Vou te mostrar como ter inspiração para desenhar a seguir.


Você  vai ver nesse Post:


O que causa o bloqueio criativo

O bloqueio criativo é um dos maiores inimigos de qualquer artista. É de se imaginar que existem algumas causas específicas que fazem com que você tenha esse bloqueio e perca a inspiração para desenhar. Algumas delas são:

Sempre seguir os mesmos padrões

Sabe aquele mesmo caminho que você faz todo dia? Que tal variar de vez em quando e descobrir novas rotas? Ou até mesmo tentar prestar atenção em detalhes que você nunca reparou antes? Quando você foge um pouco dos padrões que costumar seguir diariamente, você mantém seu cérebro mais ativo. Cientificamente, você estimula a dopamina, um neurotransmissor responsável, principalmente, pelo bem-estar e pela motivação, fatores cruciais para uma mente criativa!

curso de desenho

Procrastinação

“Amanhã eu começo” ou “Depois eu penso melhor” são frases típicas da procrastinação! Deixar tudo para depois pode sim ser uma causa do seu bloqueio criativo. Por isso, é importante lembrar que se você fizer isso na hora de desenhar, provavelmente a inspiração não vai chegar tão cedo. Não acostume seu cérebro a ser preguiçoso!

Excesso de informação

O excesso de informação, muitas vezes pode acabar prejudicando na hora de encontrar a inspiração para desenhar. Isso acontece não por conta das informações que você adquire, mas sim pela forma que elas são adquiridas. Se você tem acesso a muito conhecimento, mas de forma desorganizada ou sem didática o suficiente, é possível que você acabe se perdendo nos seus próprios pensamentos. É por isso que fazer cursos, sejam eles onlines ou presenciais, pode te dar um caminho melhor a ser seguido. Isso acontece porque a informação chega até você de uma forma muito mais limpa e organizada. É como subir uma escada: você só passa para os próximos degraus, se já tiver alcançado os anteriores. Ou seja, só parte para um novo conhecimento ou próximo passo, se você já sabe o suficiente para chegar até ele.

Estresse ou cansaço

O cansaço extremo ou o sono, fazem com que o cérebro não funcione perfeitamente, o que te impede de se concentrar e ter foco. O mesmo ocorre quando o estresse toma conta. O seu foco fica totalmente voltado para o problema (seja ele o seu sono, ou o motivo do estresse). Geralmente esse tipo de bloqueio criativo é momentâneo, e provavelmente, a inspiração para desenhar vai voltar quando você estiver mais tranquilo(a) e relaxado(a)!

Como ter inspiração para desenhar

Depois de entender qual é a causa do sua falta de inspiração para desenhar, é só tentar eliminá-la, e explorar a sua criatividade das mais variadas formas possíveis:

Faça alguma coisa antes de começar a desenhar

Tente esvaziar a cabeça e manter os pensamentos livres para a inspiração vir a tona. Para isso você pode ler algum livro, ouvir à músicas que te agradam, assistir sua “comfort serie“, e por aí vai. Você ainda pode aproveitar o momento para buscar a inspiração para desenhar. É só observar o que está vendo ou ouvindo, e imaginar como transformar aquilo em um desenho!

Não se limite

Se joga! Não fique se limitando a usar determinados tipos de materiais, ou a fazer desenhos dentro de um padrão pré estabelecido. Se você está sem inspiração para desenhar, a melhor alternativa é explorar todas as possibilidades que passarem pela sua cabeça.

Não tenha medo de copiar

Quando você está sem ideias, copiar fotos ou até mesmo obras de artistas que você admira pode ser um bom começo. Provavelmente as ideias irão surgir enquanto você desenha. Além de solucionar o prolema do bloqueio criativo, essa pode ser uma excelente oportunidade para aprender novas técnicas de desenho.

Treine sempre que puder

Como todos os outros músculos, o cérebro também precisa ser exercitado. Por isso treinar sempre que possível vai te ajudar a conseguir mais habilidade tanto nas suas técnicas e traços, quanto na hora de encontrar uma inspiração para desenhar. É importante lembrar que desistir não é uma opção, mesmo que você não goste do resultado. Afinal, é a prática que vai te levar à perfeição.

A internet é uma fonte de inspiração para desenhar

Hoje, além de pesquisar ideias em livros de desenho, é possível encontrar as melhores inspirações para desenhar em vários sites. Para isso, existem diversas páginas que dão dicas para quem quer desenhar, e também, páginas com imagens que com certeza vão desbloquear a sua mente.

4 sites para te dar inspiração para desenhar

Seguindo essas dicas todas, com certeza você vai encontrar sua inspiração para desenhar logo logo. Para te ajudar mais ainda, compilamos alguns sites para você conferir algumas ideias:

  1. Pinterest: O Pinterest é uma Rede Social voltada para o compartilhamento de imagens. Lá você pode escolher as categorias que mais te agradam e começar a seguir. Outra opção, é pesquisar algum tema direto no campo de busca. Com certeza você vai encontrar alguma ideia por lá!
  2. INAG: Se você gosta de arte contemporânea, esse é o site perfeito para você! O blog INAG compila diversas fotos e ilustrações nesse segmento. São imagens realmente inspiradoras para quem quer desenhar.
  3. Doodlers Anonymous: Desenhos criativos e divertidos é por aqui mesmo. Aqui você vai achar Sketchbooks de artistas de todos os tipos. Além disso, você pode participar de uma comunidade de artistas, participar de desafios e até tentar descolar uma grana vendendo a sua própria arte por lá!
  4. Spotify: É isso mesmo! No Spotify você não vai encontrar imagens, mas com certeza vai achar diversas playlists que vão te dar muita inspiração para desenhar. É só pesquisar na ferramenta de buscas e pronto: escolha a playlist ou música que te agradar mais!

Agora que você tem todas as dicas é só respirar fundo e começar a por em prática!

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta