Ceres Art
Leonardo da vinci

Leonardo da Vinci: principais obras e algumas curiosidades

Até quem não conhece muito de arte já ouviu falar em Leonardo da Vinci. Afinal, ele ficou muito famoso por suas obras, em especial, “Mona Lisa” que ainda faz muito sucesso até os dias atuais.

Se você quer saber um pouco mais sobre a vida deste artista incrível e conhecer algumas de suas obras mais famosas, é só continuar por aqui.

Quem foi Leonardo da Vinci?

Leonardo da Vinci nasceu na Itália, no dia 15 de abril de 1452, na vila de Vinci, que fica localizada na Itália, próximo à Florença. Inclusive, apesar de muitos pensarem que “da Vinci” é seu sobrenome, na verdade é o que representa o local de onde ele veio.

Desde cedo, o artista já demonstrava interesse pela arte e pela pintura, mas foi apenas ao 16 anos que ele se tornou aprendiz do pintor Andrea del Verrocchio e também, teve contato com alguns outros artistas importantes da época, como Boticelli e Filippino Lippi.

Durante sua trajetória como artista, da Vinci ficou conhecido por pintar em telas e também, por seus belíssimos afrescos que faziam muito sucesso. Ele espalhou sua arte por Milão e Florença.

Uma curiosidade sobre Leonardo da Vinci que nem todos conhecem ,é que além de pintor, também demonstrava muito talento e conhecimento nas áreas de medicina, engenharia, arquitetura e física.

O artista, que foi muito importante na época do Renascimento, chamava muita atenção por sua beleza física. Em sua biografia escrita por Walter Isaacson, ele foi definido da seguinte maneira: “O maior gênio da história era filho ilegítimo, gay, vegetariano, canhoto, muito disperso e, às vezes, herético”.

Como nada é eterno, sua história chegou ao fim em dois de maio de 1519, quando Leonardo da Vinci faleceu em Cloux, na França, nos deixando suas belas expressões artísticas as quais temos a chance e o privilégio de poder admirar até hoje.

curso de pintura

Quais são as principais obras de Leonardo da Vinci?

Até agora, muito foi dito sobre a genialidade de Leonardo da Vinci, e sobre como suas obras são maravilhosas, mas que tal conhecer algumas delas?

São inúmeras as obras do artista, mas aqui, separei três das mais conhecidas para apresentar em ordem cronológica:

A anunciação – 1475

A Anunciação, ou L’annunciazione, como é conhecido em italiano, é uma pintura a óleo sobre painel e foi feita entre 1472 e 1475. Ela representa o momento em que o arcanjo Gabriel anunciou à Maria que ela seria mãe de Jesus.

Leonardo da Vinci - A anunciação
Leonardo da Vinci – A anunciação

A Última Ceia – 1498

A Última Ceia foi uma obra criada no ano de 1498 e é uma das mais conhecidas de Leonardo da Vinci. Nela, a técnica de afresco foi utilizada para representar o momento em que, na última ceia, Jesus mencionou que um dos apóstolos iriam o trair.

Leonardo da Vinci - A Última Ceia
Leonardo da Vinci – A Última Ceia

Mona Lisa – 1505

Mona Lisa, ou La Gioconda está entre os quadros mais famosos do mundo e, claro, foi pintado por da Vinci. É uma pintura a óleo sobre madeira de álamo feita utilizando a técnica do sfumato. Nele, uma mulher de identidade não identificada até hoje, é retratada com um sorriso tímido e um olhar profundo e introspectivo.

Leonardo da Vinci - Mona Lisa
Leonardo da Vinci – Mona Lisa

Enfim, esse foi Leonardo da Vinci: um artista genial que deixou como legado, obras maravilhosas e cheias de detalhes para admirarmos

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta