Ceres Art
materiais para desenho

Materiais para desenho: o que você precisa para começar

Você é iniciante na arte de desenho e ainda não sabe exatamente do que precisa para começar? No post de hoje vou falar um pouco sobre os materiais para desenho que todo desenhista iniciante precisa!

curso de desenho

Principais materiais para desenho

Existem diversos materiais para desenho disponíveis para quem pratica essa atividade. Claro que para quem desenha profissionalmente, a lista pode ser gigantesca. Mas se esse não é o seu caso e você ainda está apenas começando no mundo do desenho, não se preocupe, não é preciso tanta coisa assim.

Os materiais que você vai precisar são básicos e, com certeza, com o passar do tempo, conforme você for treinando e se aprimorando, novas necessidades surgirão e a sua lista de compras na papelaria irá aumentar significativamente.

Separei a seguir, uma lista com os principais materiais para desenho e também, a explicação de para que serve cada um deles.

Lápis de desenho

Obviamente, o primeiro material da lista de materiais para desenho é o lápis. Afinal, sem ele não tem como desenhar. Ao comprar o seu lápis, é importante se atentar aos tipos e tamanhos que existem.

Para quem está começando a desenhar agora, eu recomendarias o lápis 2B, o lápis 4B e o lápis 6B. A numeração do lápis é quem define a grossura do grafite. Portanto quanto menor o número, mais fino é o grafite do lápis.

Sendo assim, o 2B é mais fino, o 4B é um pouco mais grosso e o 6B é o mais grosso entre esses três. Cada um deles possibilita um traço diferente no desenho. Então, se você pretende colorir seu desenho, por exemplo, o mais recomendado é o lápis 2B, porque proporcionará traços mais discretos.

Papel

Este é outro entre os materiais para desenho que não pode ser deixado de lado em hipótese alguma. Apesar de os desenhistas profissionais conhecerem e darem preferências para determinados tipos de papeis, quem é iniciante precisa testar cada um deles antes de fazer sua escolha.

Sendo assim, se a ideia é treinar o desenho e começar a desenvolver suas técnicas, um papel sulfite comum tamanho A4 já é mais que o suficiente. Nele você conseguirá fazer tudo o que for preciso para treinar seus traços.

Borracha

Seja você inciante ou desenhista profissional, uma coisa é certa: você cometerá erros no seu desenho e a borracha vai ser sua melhor amiga nesses momentos. Então, não se esqueça de adquirir uma borracha para concertar pequenos defeitos.

Uma borracha comum já basta no começo, mas eu recomendo também, uma borracha do tipo caneta, pois com ela você terá mais precisão na hora de apagar os detalhes menores.

Apontador

O apontador precisa estar entre os materiais para desenho não só para o caso da ponta do lápis quebrar, mas também para mantê-la fina e não perder a precisão do lápis, ainda mais quando você estiver usando um lápis de grafite fino.

Sketchbook

O Sketchbook é um livro em branco, do tamanho e modelo que você preferir, usado pela maioria dos artistas como uma forma de anotar e rabiscar todas as ideias e também, como uma forma de treinar as técnicas de desenho.

Ele está na lista de materiais para desenho porque, com certeza, ele ajudará a manter sua criatividade a mil e também servirá como um ótimo rascunho!

Enfim, esses são os primeiros materiais necessários para começar a desenhar! Como falei antes, provavelmente com o passar do tempo você sentirá a necessidade de aumentar essa coleção de materiais, mas para o começo, apenas estes bastam.

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Invalid OAuth access token.

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.