Ceres Art
teto Capela Sistina - Michelangelo

Michelangelo: conheça o gênio do Renascimento

O Renascimento surgiu na Itália do século XIV e durante esse período da arte alguns artistas se destacaram por suas genialidades. Michelangelo foi um deles e, inclusive, é considerado um dos principais artistas da época.

Você conhece a história da vida de Michelangelo e seus feitos mais famosos? Se ainda não conhece você precisa ler este artigo!

A vida de Michelangelo

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni foi um dos mais importantes artistas do período Renascentista. Além de pintor, era também escultor, poeta e arquiteto, mas ficou mais conhecido por suas pinturas e esculturas encantadoras.

O artista italiano nasceu em 6 de março de 1475, na cidade de Caprese, mas viveu em Florença com a família de um lapidário desde a infância, a partir dos seis anos de idade.

Michelangelo começou a estudar e se aprofundar no mundo da arte aos 13 anos de idade, quando se tornou aprendiz de pintor de Domenico Ghirlandaio. Inclusive, ele trabalhou para Ghirlandaio durante um ano.

Depois de um ano desenvolvendo seus dotes como pintor com Domenico Ghirlandaio, o artista foi morar com a família Medici, e passou a ser aprendiz do escultor Bertoldo di Geovanni.

Alguns anos depois, Michelangelo passou a se dedicar em seus trabalhos, foi quando criou suas duas obras “inciais”: as estátuas de “Pietà” (1499) e “David” (1501 – 1504). Então, a partir daí que começou sua brilhante carreira como escultor e pintor Renascentista.

Logo em 1505, ele começou a projetar o túmulo do papa Júlio II e, com isso ganhou certa fama. 3 anos depois, mesmo não tendo ainda concluído o túmulo, o artista foi convidado para projetar o famoso teto da Capela Sistina de Roma.

Além de Michelangelo ter sido considerado um dos mais famosos artistas do Renascimento, sua obra na Capela Sistina é também, considerada uma das obras mais influentes da história da arte ocidental!

Após anos de uma carreira renomada, em 18 de fevereiro de 1564, aos 88 anos, o pintor e escultor faleceu em sua própria casa. Conforme pedia em seu testamento, seu corpo foi enterrado em Florença, “doando sua alma a Deus e seu corpo à terra”

Renascimento

O Renascimento é considerado como o primeiro grande movimento artístico, científico, literário e filosófico da modernidade. Indo contra a linha de pensamento medieval, o movimento propunha temas relacionados à cultura da época.

Apesar de ir contra o pensamento medieval, o Renascimento não é considerado como uma ruptura com esse mundo. Suas maiores características são o humanismo e à relação com Deus e a religiosidade.

Os artistas que mais se destacaram neste movimento foram Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio e claro, Michelangelo. Além de serem considerados prodígios do Renascimento, são vistos como grandes nomes do movimento humanista.

Inclusive, Michelangelo ficou conhecido como “O Divino” por conta de tamanha precisão que expressava em suas obras, tanto pinturas quanto esculturas, ao representar o humanismo.

Obras mais famosas de Michelangelo

Separei a seguir, algumas das obras de Michelangelo mais impactantes e que ficaram mais conhecidas ao redor do mundo.

David (1501 – 1504)

Pietà (1498 – 1499)

Michelangelo

Centauromaquia (1492)

michelangelo

Túmulo de Júlio II (1505 – 1532)

tumulo julio II

Teto da Capela Sistina (1508 – 1512)

teto Capela Sistina - Michelangelo

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Invalid OAuth access token.

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.