Ceres Art
Músicas que inspiram

Músicas que inspiram ainda mais a criatividade

Quem está no meio artístico, com certeza já passou por algum momento de falta de criatividade. Se você já passou ou está passando por isso agora, tenho uma boa notícia: existem músicas que inspiram a criatividade. Você sabia?

Muita gente já usa a música para se inspirar instintivamente. O que nem todos sabem é que existem estudos que comprovam a eficácia desse método e, mais do que isso, estudos que mostram o tipo de música ideal para ativar o modo criativo! Entenda.

Como a música afeta a criatividade?

curso de ilustração

Antes saber quais são os estilos de músicas que inspiram a criatividade, é preciso entender como é que elas afetam o cérebro a ponto de causar esse efeito e acabar com o bloqueio criativo.

Bom, como já sabemos, o nosso cérebro recebe milhares de estímulos todos os dias e, cada um desses estímulos, são capazes de causar sensações e efeitos diferentes no nosso corpo. Com a música não poderia ser diferente.

Ao escutar uma música, a resposta do cérebro envolve inúmeras regiões desse órgão, como o córtex motor e o cerebelo. Só com isso já dá para perceber que a música nos ajuda com outros fatores além de musicais. Já que o cerebelo, por exemplo, está relacionado com o equilíbrio.

Depois de alguns pesquisadores concluírem que o cérebro trabalha com ondas que podem ser semelhantes às ondas musicais, um outro estudo foi feito analisando o desempenho de estudantes num teste de inteligência antes e depois de ouvirem Sonata em D Maior de Mozart.

Não surpreendentemente, após ouvirem à música, o desempenho dos estudantes foi melhor. Apesar disso, foi constatado que o efeito durou poucos minutos (de 10 a 15). Isso quer dizer que existem sim, músicas que inspiram a criatividade, mas o efeito pode ser de curto prazo.

Enfim, ao relacionar os efeitos da música com a criatividade, as pesquisas apontam estímulos relacionados à amígdala, hipotálamo e outros pontos do cérebro que têm a ver com processos emocionais e pensamentos divergentes. Sendo assim, as emoções prazerosas como a alegria, facilitam o processo criativo!

Quais são as músicas que inspiram a criatividade?

Já deu para ver que realmente a música tem o poder de aguçar a criatividade, mas agora, a parte mais esperada: afinal, quais são as músicas que inspiram a criatividade?

Continuando com as pesquisas e os estudos, existe um que foi específico em descobrir quais são essas músicas. Realizado na Universidade Radboud, na Holanda, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, esse estudo revelou que as músicas animadas e alegres são as músicas que inspiram criatividade!

A pesquisa foi feita com 155 estudantes e abrangeu testes voltados para a criatividade. Nela, os estudantes ouviram diversos estilos diferentes de música enquanto resolviam os testes. Ao final, foi possível constatar a influência das músicas mais animadas no estímulo criativo.

Então, se a sua intenção é dar um boost na criatividade, você pode apostar nas músicas mais animadas que você conhece! Além disso, confira essas outras dicas para evitar o tão temido bloqueio criativo:

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.