Ceres Art
o que é aquarela

O que é aquarela e como usar essa técnica?

Uma das técnicas de pintura mais conhecidas, sem dúvidas é a aquarela. Todo mundo já ouviu falar ou já viu alguma pintura feita a base dessa técnica. Mas você sabe de fato o que é aquarela e como usá-la em suas pinturas?

Se você não sabe e quer aprender, é só continuar nesse post! Nele explicamos o que é, e damos algumas dicas de como aplicar a técnica na hora de por em prática.

O que é aquarela?

A aquarela surgiu no século II antes de Cristo, e teve maior propagação e popularização por volta do século XV, com o surgimento do papel. Já na Idade Média, a técnica começou a se tornar bastante conhecida e utilizada em alguns países da Europa, como a Inglaterra, França e Itália.

Inicialmente, a aquarela não era vista como uma boa técnica de pintura para obras de arte. Isso porque, na época, muitos a viam apenas como um passa tempo fútil e sem muita utilidade. Além disso, nesse período da história, esse tipo de arte era visto como algo muito delicado e feminino, o que não era considerado bom.

Esse modo de pintura se baseia no uso de pigmentos diluídos em água. Por isso que geralmente as pinturas a base de aquarela tem uma aparência mais “fluida”. É a quantidade de água diluída que deixa a tinta com aspecto de aguada.

o que é aquarela

Essa técnica pode ser aplicada no papel, no couro, na tela, etc. O que mais importa, na verdade, é a forma de uso da tinta.

Apesar do que muitos imaginam, não é tão fácil assim fazer uma boa pintura usando esse método. Para conseguir alcançar uma obra de arte que dê gosto de ver, é preciso entender bem alguns pontos para não errar na hora de pintar.

curso de pintura

Dicas para usar a aquarela

Assim como qualquer outra técnica de pintura, a aquarela também tem suas peculiaridades. Por isso é importante se atentar a alguns pontos antes de começar a pintar. Para que você já comece sabendo o que fazer, separamos essas dicas:

Tinta

Para escolher o tipo de tinta, a dica é testar para ver qual você melhor se adéqua. Os tipos de tintas mais comumente usados em aquarela são as de pastilha ou as em tubo.

Geralmente, para quem é iniciante, as tintas em tubo podem ser mais fáceis de serem manejadas. Por outro lado, as tintas em pastilha podem proporcionar mais praticidade na hora de preparar as cores.

Pincel de aquarela

O pincel para usar na aquarela também não tem muito segredo! Você pode optar pelo formato e tamanho que preferir. A única “regra” para a hora de escolher qual pincel usar, é se atentar à maciez das cerdas.

A maciez garante que a água seja absorvida com maior facilidade e, consequentemente, você terá pinceladas mais duradouras e uma mistura de cores e efeito de degradê mais suaves do que com um pincel de cerdas duras.

Papel

Para pintar usando a técnica da aquarela, nunca use papeis finos como o sulfite. Esse é um erro que com certeza vai estragar a sua obra. Os papeis mais finos podem dificultar a pintura, e até mesmo rasgar com facilidade devido à quantidade de água aplicada.

Para escolher um bom papel, observe sua gramatura. O ideal é que a gramatura do papel seja de 300g/m². Dessa forma você conseguirá pintar sem que o papel rasgue ou enrugue.

Cavalete

A dica aqui é: não use cavalete para pintar em aquarela. Por ser diluída em muita água, a tinta pode escorrer e manchar todo o seu trabalho.

Quando for pintar usando essa técnica, apoie a sua obra em uma mesa plana para evitar problemas do tipo.

Agora que você já sabe as principais dicas de como aplicar a aquarela, você precisa saber quais marcas de materiais usar e qual o valor que você vai investir. Para saber mais sobre, clique aqui!

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.