Ceres Art
o que é mangá

O que é mangá e quais são as principais características?

Até quem não conhece muito sobre a cultura japonesa com certeza já ouviu falar sobre mangá. Esse tipo de história em quadrinhos veio direto do Japão e tem certas características únicas e marcantes do estilo.

Quer saber mais sobre esse tipo de arte? Aqui eu explico o que é e quais são as principais características do Mangá!

curso de ilustração

O que é Mangá?

Os Mangá são histórias em quadrinhos japonesas. Assim como qualquer outra história em quadrinhos, ele também pode abordar os mais diversos temas.

Esse estilo de história em quadrinhos teve origem no Japão na Época Feudal, baseados nos teatros de sombras japoneses, ou Oricon Shohatsu. Tradicionalmente, esses teatros eram sobre as lendas do Japão.

Como decorrer do tempo, essas histórias foram sendo adaptadas. Primeiro passaram a ser contadas em rolos de papel, e depois, por volta do século XX, foi quando o Mangá começou a aparecer de maneira mais próxima como a que conhecemos hoje em dia: em forma de livros.

Em meados dos anos 40 foi quando começaram a surgir os Cartoons nos Estados Unidos, o que gerou bastante influência nos artistas japoneses que faziam Mangás, os mangakás. Mas, é claro que os mangakás desenvolveram características próprias das histórias em quadrinho japonesas.

Com essa evolução toda que o Mangá teve, ele gerou grande influência em todo mundo, e além disso, a partir deles surgiram os animes, que são as animações japonesas em televisão, como o Dragon Ball.

o que é mangá

Tipos de Mangá

Existem alguns tipos de mangá diferentes, sendo que cada um no Japão, é voltado para um público específico:

  • Shonen: esse tipo de Mangá é conhecido por ser voltado para os meninos. Nele os temas tratados são histórias principalmente de aventura e super-heróis;
  • Shojô: já o Shojô é tipicamente feito para as meninas. É comum vermos no Shojô histórias de romance, drama, coisas mágicas, e temas do tipo;
  • Kodomo: para crianças menores, é o tipo mangá que possui traços mais simples e histórias com temática mais infantil;
  • Josei e Seinen: esses tipos de Mangá são com temas adultos, e claro, voltado para o público adulto.

Principais características

Como mencionei antes, o Mangá possui características únicas e marcantes que o diferencia de qualquer outro tipo de História em quadrinhos.

Para começar, uma das características do Mangá é que o artista tem muito mais liberdade de criação do que nas HQ de outros lugares. Por exemplo, é comum vermos em mangás uma página repleta de quadrinhos, enquanto outra tem uma quadrinho só que ocupa a página inteira.

Outro ponto, é que o Mangá geralmente é impresso em papel jornal, logo é comum que os desenhos sejam em preto e branco, e não coloridos.

Além disso, fácil notar o quanto as escritas estão sempre muito bem correlacionadas com o desenho. O desenho, por sua vez, possui expressões muito destacadas. Quando falo sobre expressões quero dizer tanto as expressões faciais, quanto as expressões escritas, como as onomatopeias por exemplo.

Por fim, as duas características que mais chamam atenção são a forma de desenhar em que as pessoas têm cabeça e olhos grandes e pernas longas, e que o Mangá é sempre lido, ao contrário do que vemos nos quadrinhos Ocidentais, da direita para a esquerda e de trás para frente.

o que é mangá

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta