Ceres Art
releitura

O que é releitura de uma obra de arte?

Com certeza você já ouviu falar sobre releitura e talvez você tenha se perguntado se fazer uma releitura era o mesmo que copiar. Já vou adiantar que não é esse o significado! Nesse post eu explico o que é releitura e qual é a diferença em relação à cópia.

O que é releitura?

Como o próprio nome já diz,a releitura se trata de reler. Então, quando alguém se pergunta o que é releitura, basta entender que fazer uma nova leitura é interpretar a obra e adicionar a sua própria visão à ela.

Ou seja, para fazer uma releitura, é preciso entender o conceito da obra em questão, seja ela qual for, fazer uma interpretação, e aplicar ao que você acredita que ela quis passar.

Para isso, não é preciso empregar a mesma técnica que o artista original usou, nem mesmo os mesmos materiais. Afinal de contas, não estamos falando de reproduzir uma obra e sim, reler.

Tanto que existem releituras de pinturas feitas em forma de fotografia, esculturas, desenhos, moda etc. O importante é que se mantenha o vínculo entre a inspiração (a obra) e o resultado final (a releitura).

Para se aventurar nessa nova interpretação da obra, é preciso conhecer a fundo a arte e até mesmo o artista. Então, é importante pesquisar a época em que está inserida, o estilo do artista, outros artistas da mesmo época, a técnica que foi utilizada, outras obras da mesma pessoa e tudo mais que for conveniente para que se entenda a fundo a obra em questão.

Qual é a diferença entre releitura e cópia?

Se você já entendeu o conceito de releitura, é muito provável que já não esteja mais confundindo com o significado de cópia, certo? Porém, para ter certeza de que a diferença está clara, vou explicar mesmo assim o que as diferem.

Bom, ao contrário do que a releitura propõe, que é refazer a obra de acordo com a sua interpretação e não necessariamente usando as mesmas técnicas e materiais que o artista original usou, a cópia se trata exatamente disso.

Uma cópia precisa representar fielmente cada traço que o artista original usou, assim como cada cor e até o mesmo tamanho. Quando uma cópia de alguma obra é feita, podemos até dizer que se trata de plágio ou de uma falsificação. Inclusive, muitas pessoas falsificam obras para tentar vendê-las como originais, o que é claro, é considerado como um crime.

Exemplos de releituras

Se a sua intenção é se aventurar e criar algumas releituras, dá uma olhada nesses exemplos que eu trouxe. Com certeza eles vão te ajudar a se inspirar!

A primeira delas, é obra de Tarik Klein, que fez a releitura de obras de Van Gogh e, ao usar um cachorro, nomeou sua releitura como “Van Dogh”

Tarik Klein

O segundo exemplo, na verdade é uma série de releituras da obra Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Aqui é possível ver como a interpretação e criatividade é trabalhada em cada uma delas.

Para finalizar, veja essas releituras inspiradas no artista Piet Mondrian que ultrapassam a ideia de pintura e vão para a moda e a decoração.

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Invalid OAuth access token.

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.