Ceres Art
workshop

O que é Workshop, como funciona e o que o difere de cursos?

Os Workshops estão cada vez mais em alta pelo fato trazerem um aprendizado rápido e prático. E como as pessoas estão sempre com mil coisas para resolver no dia a dia, os workshops vêm a calhar.

Você sabe o que é Workshop e como funciona? Sabe qual é a diferença entre esse modelo de aula e os cursos? Se não sabe pode continuar lendo que eu vou explicar!

O que é Workshop?

Os Workshops são oficinas educativas focadas em algum tema específico. O objetivo do Workshop é fazer uma imersão no tema escolhido da forma mais prática possível, dispensando muita teoria.

Assim, as pessoas que participam podem ter um envolvimento muito grande com o tema para aprender com certa rapidez. Mas é claro que antes de ir para a prática são ensinados os conceitos teóricos mais importantes, caso contrário seria impossível que as pessoas realmente aprendessem algo relevante.

A duração dessas oficinas não é muito longa. No geral costumam durar algumas horas ou no máximo um dia dependendo da proposta do workshop. Mas o que sempre estará presente em uma aula dessas é pelo menos um especialista no assunto e pessoas realmente engajadas com vontade de aprender sobre o tema!

Como funciona?

Cada Workshop proporciona uma experiência diferente, até porque tudo depende muito de qual é o tema ou a situação. Mas de uma forma geral, os workshops começam com uma apresentação ampla sobre o assunto, onde alguns pontos teóricos mais relevantes são explicados.

Depois disso, quando as pessoas já estão familiarizadas com o tema e pelo menos já têm a base teórica, é hora de “colocar a mão na massa”. Esse é o momento em que tudo o que foi aprendido é colocado em prática pelos participantes.

Por exemplo, um Workshop de Graffiti teria uma breve apresentação sobre o que é graffiti e quais são os principais elementos, técnicas e termos usados nessa área, e depois disso, os participantes do workshop colocariam o que aprenderam em prática.

Seja como for, o importante mesmo é que todos saiam dos workshops satisfeitos e com muito aprendizado!

curso de desenho

Qual a diferença entre Curso e Workshop?

Você já sabe o que é workshop, mas já deu para entender qual é a diferença dele para os cursos? Se não, eu vou explicar agora!

Os cursos, ao contrário dos workshops, tendem a ter uma duração mais longa, podendo durar semanas, meses ou até anos. Isso porque a teoria é muito mais detalhada nesse tipo de ensino. Se você pretende adquirir um conhecimento profundo sobre o assunto, fazer cursos é o ideal para você.

O foco aqui, é realmente tornar uma pessoa especialista no assunto, ou até mesmo profissionalizar essa pessoa. Ou seja, quando se trata de cursos há um grande enfoque teórico e aprofundado. Já quando se trata de workshops, o enfoque é na prática e é voltado para quem quer um aprendizado rápido.

O Workshop é também uma ótima alternativa para quem não tem muito tempo ou para quem quer conhecer determinada área ou tema antes de se comprometer com um curso mais longo. Assim é possível saber se você realmente gostou do assunto e se vale a pena se aprofundar além do que você aprendeu no workshop!

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta