Ceres Art
Oficina de arte infantil

Oficina de Arte Infantil: quais são os benefícios?

Toda criança tem um dom natural para a imaginação, e muitos papais ou mamães muitas vezes se perguntam se o que os pequenos estão fazendo é bagunça ou arte. A verdade é que mesmo com uma bela pitada de bagunça, na maioria das vezes eles estão fazendo arte, e uma bom lugar de explorar melhor esse lado da criança, é em alguma oficina de arte infantil!

Estimular o lado artístico das crianças é fundamental para o desenvolvimento e aprendizado dos pequenos! Isso porque além de estimular a coordenação motora e a criatividade, a criança desenvolve também a concentração e a disciplina, que vão render frutos até a vida adulta.


Você  vai ver nesse Post:


O que são Oficinas de Arte Infantil

Oficinas de arte são como aulas de Arte, porém são voltadas para um método específico. Quando falamos de oficina de arte infantil, existe uma infinidade de métodos que podem ser utilizados. Mas é claro, no fim das contas todos têm o mesmo objetivo: estimular de maneira lúdica a coordenação motora, a criatividade, expressão dos sentimentos, e todos os sentidos da criança.

Alguns exemplos de Oficinas de Arte Infantil que a maioria de nós já ouvimos falar são as oficinas sensoriais, de pintura e desenho, de contação de histórias, fantoches, de recorte e colagem e por aí vai!

Benefícios da Oficina de Arte Infantil

Como já mencionei, os benefícios dessas Oficinas são muitos, que vão desde estimular a coordenação motora, até desenvolver a disciplina nos pequenos. Mas como isso acontece?

Oficina de arte infantil para bebês

Primeiramente, quando falamos dos bebês, as oficinas de arte infantil têm extrema importância. Isso porque logo ao nascer, esse pequeno ser já recebe dezenas e centenas de estímulos os quais ele nunca havia sentido antes. Alguns exemplos são o ar entrando em seu pulmão, os cheiros percorrendo seu olfato, os mais variados sons e imagens fora do mundo intrauterino, etc.

É exatamente nesse período da vida do neném, que o cérebro está mais ativo do que nunca. Pois a cada novidade ele está moldando suas percepções, absorvendo o que vivencia e acomodando todos esses novos conhecimentos. Não é para menos que em tão pouco tempo, a criança já sabe comer, caminhar, falar, compreender as coisas…

Sabendo de toda essa evolução que o bebê passa logo nos primeiros meses de vida, fica óbvio a importância de estimulá-los a aprender. Para eles, as Oficinas Sensoriais são perfeitas. É nessas oficinas que eles desenvolvem o tato, a audição, o olfato, o paladar e a visão. Ou seja, os 5 sentidos.

Oficina de arte infantil para crianças

O desenvolvimento sensorial não deixa de ser importante para as crianças mais crescidinhas. Mas além disso, outros benefícios também surgem! Começando com rabiscos e evoluindo até criar formas, os desenhos, pinturas e recortes dizem muito sobre a criança.

Um dos primeiros pontos que podemos destacar como benefício para as crianças numa oficina de arte infantil, é a expressão dos sentimentos. Isso porque geralmente, a criança expressa na sua arte, o que ela vivencia ou o que ela sente através de suas experiências.

Mas além dessa oportunidade de expressar os sentimentos, nas oficinas as crianças recebem outros estímulos para seu desenvolvimento. Alguns deles são:

  • O estímulo para a capacidade cognitiva, ou seja, a capacidade de aprender coisas novas;
  • a habilidade motora, que é adquirida quando o pequeno ou pequena está desenhando, moldando alguma forma, fazendo um recorte ou até dançando;
  • a capacidade de criatividade e imaginação, que é muito explorada em oficinas que abordam possibilidades de transformações, reconstrução, reutilização e de construção de novos elementos, formas, texturas, entre outros;
  • concentração, já que quando se trata de arte, sabemos que se exige um bocado de atenção aos detalhes;
  • a aptidão à comunicação, pois em oficinas de arte o objetivo é explorar todas as habilidades da criança. Então não só em contações de histórias, mas em qualquer outra oficina de arte infantil, um dos focos sempre será o desenvolvimento da comunicação.

Ideias de Oficinas para fazer com seus pequenos

Se você achou interessante a ideia de introduzir aos bebês ou crianças as oficinas de arte, aí vão algumas ideias que você pode fazer facilmente na sua casa, na escolinha ou até em festinhas infantis:

Oficina de pintura

Para começar de uma maneira muito divertida para os pequenos, que tal fabricar as tintas? Além de estimular os sentidos, eles vão adorar. Para isso você vai precisar de:

  • 3 colheres de chá de açúcar
  • ½ colher de chá de sal
  • 2 copos de água
  • ½ copo de amido de milho
  • corantes alimentares da cor que você preferir
  • frascos de conservação

É só misturar os ingredientes, colocá-los nos frascos e pronto. Depois disso vem a segunda parte: a pintura! Nessa parte da sua oficina de arte infantil você pode deixar a sua criatividade fluir.

É só deixar com que as crianças usem a tinta para pintar com moldes, com tema livre, com pegadas, pincéis, dedos, e tudo o que vier na sua mente! Seja qual for a forma que você escolher, vai ser prazeroso para as crianças, e vai render bons aprendizados também.

Oficina de massinhas

Esse tipo de oficina de arte infantil é ótimo para desenvolver o tato, a coordenação motora, a criatividade e a concentração. Para começar você vai precisar de algumas massinhas, e depois é só distribuir para a criança ou para as crianças.

Com isso feito, é possível tanto deixar com que eles liberem a imaginação e façam o que quiserem com as massinhas, quanto passar algum tema ou dar alguma orientação, para que a criança siga o projeto determinado, estimulando a criatividade guiada.

Oficina de recorte e colagem

As crianças adoram a atividade de recorte e colagem. Além de instigar a criatividade, é uma atividade ótima para a coordenação motora também.

Antes de introduzir esse tipo de oficina de arte infantil, é preciso se atentar para a idade e habilidade que essa criança já tem. Além, é claro, de ter certeza que a tesoura que ela vai utilizar não possui ponta,  e ainda assim, é importante que algum adulto esteja supervisionando.

Uma ótima ideia para esse tipo de oficina, é separar junto com os pequenos, os materiais a serem utilizados (tesoura, cola e folhas brancas e coloridas), apresentar algumas obras de artistas importantes na história, e deixá-los reproduzir em suas colagens.

Onde encontrar oficinas especializadas

Hoje é possível encontrar diversas escolas de arte que são especializadas em oficina de arte infantil. Em algumas cidades existem até inciativas do governo que realizam essas oficinas de tempos em tempos.

Em São Paulo, a Galeria Ceres Art oferece Oficina para bebês e oficinas para crianças. Para ter mais informações sobre é só acessar o site: ceresart.com

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta