Ceres Art
perspectiva

Perspectiva no desenho: o que é e como criar?

Um desenho com perspectiva é o desenho que se aproxima do que vemos no mundo real. Nesse tipo de desenho são usadas as formas tridimensionais. Se você pretende começar a desenhar em perspectiva continue lendo para saber o que é e como criá-la em seus desenhos.

O que é perspectiva?

Da mesma maneira que em uma foto a perspectiva é traçada em relação à lente da câmera, no desenho a perspectiva é traçada em relação aos olhos de quem está desenhando. Por isso que essa regra de desenho é chamada de perspectiva fotográfica.

A perspectiva no desenho então, é basicamente a ideia tridimensional que vemos em desenhos com profundidade.

A premissa básica para começar a desenhar dessa maneira parte dos pontos de fuga que vou falar mais a frente. São eles que criam a profundidade na linha do horizonte.

Essa técnica surgiu na Idade Média, quando arquitetos sentiram a necessidade de criar seus projetos de maneira mais realista e sem deixar de respeitar as proporções.

Como desenhar em perspectiva?

Como eu mencionei anteriormente, para começar a desenhar em perspectiva, o primeiro passo é riscar os pontos de fuga. Esses pontos de fuga são os pontos de convergência no horizonte. Feito isso, todo seu desenho deve se basear nessas linhas. Elas vão te conduzir para causar uma impressão de profundidade perfeita!

Para iniciar, vou falar sobre como desenhar em perspectiva de um ponto. Essa é a maneira mais simples, mas depois vou ensinar as formas mais complexas também. Essas são em dois e três pontos.

Se você ainda não tem nenhuma experiência é importante que comece treinando com um ponto, e quando sentir que já está craque, passe para os próximos. Então separe um lápis, uma borracha, uma folha de papel e uma régua, e vamos começar!

Como desenhar em perspectiva de um ponto?

Imagem por: WikiHow

Começando pela forma mais básica de desenhar em perspectiva:

  1. Trace uma linha horizontal

    Com um lápis trace essa linha horizontal leve no local para onde você quer direcionar o olhar de quem ver o desenho. Para facilitar que a linha fique reta você pode usar uma régua como apoio.

    Essa linha pode estar na altura da folha que você preferir. Isso depende do espaço que você vai usar para fazer o desenho.

  2. Crie o ponto de convergência

    Lembra do ponto de convergência? Esse é o momento de usá-lo. É só marcar com o lápis, um ponto na linha horizontal onde você deseja criar essa convergência. Vai ser nele que todas as outras linhas vão se encontrar nos próximos passos.

    Ele não precisa necessariamente ficar no centro da linha. Mas sim, no local onde será o ponto principal da perspectiva.

  3. Desenhe as linhas a partir do ponto de convergência

    As linhas de perspectiva, também conhecidas como linhas ortogonais servirão como seu guia na hora de começar a desenhar. Por isso, é importante que você trace essas linhas saindo a partir do ponto de convergência.

    Por exemplo, se a sua ideia é desenha uma estrada, faça dois traços saindo do ponto de convergência, sendo um em cada direção. Dessa forma o ponto de convergência será o fim da estrada que fica no horizonte, entendeu?

  4. Trace mais linhas de convergência

    Pensando no desenho que você pretende fazer, trace mais linhas que podem te ajudar como guias. Continuando com o exemplo da estrada, você pode traçar linhas para fazer as faixas da rua, ou para fazer casas ou árvores ao redor.

    Você vai perceber que essas linhas de convergência vão te ajudar na sensação de perspectiva, e que para desenhar com elas vai ser muito intuitivo. Isso porque as formas do seu desenho vão seguir as formas que as linhas te dão.

  5. Comece a desenhar

    Com as linhas traçadas é só começar a desenhar respeitando as formas que foram feitas!

Como desenhar em dois pontos?

Imagem por: WikiHow

Agora que você já entendeu como desenhar em perspectiva de um ponto, vamos adicionar mais um!

1. Trace uma linha horizontal

Da mesma maneira que você fez com o desenho de um ponto, trace a linha horizontal para fazer o de dois pontos também.

2. Faça dois pontos de convergência

Continuando na mesma ideia do tutorial anterior, crie um ponto de convergência. Mas desta vez, adicione um ponto a mais.

Nessa fase, lembre que você pode escolher o local que preferir para fazer os pontos de convergência. No entanto, saiba que se você decidir fazer exatamente no centro da linha ou muito simétrico um ao outro, pode ser que seu desenho não fique tão natural.

3. Trace as linhas a partir dos pontos de convergência

Para criar o efeito de perspectiva, trace as linhas a partir de um dos pontos de convergência. Em seguida, repita o processo com o outro ponto.

Quando for traçar a linha, use a régua para te auxiliar.

4. Comece a desenhar

Use as linhas e as grades que se formaram para começar a desenhar. Para treinar a perspectiva de dois pontos você pode começar com um cubo. Isso porque o cubo geralmente é mais fácil de criar e vai te ajudar a pegar prática no desenho em profundidade.

O desenho em perspectiva de dois pontos é uma ótima ferramenta para desenhar construções!

Como desenhar em três pontos?

Imagem por: WikiHow

O desenho em perspectiva de 3 pontos é usado para facilitar a ideia de altura no desenho:

1. Trace uma linha horizontal

Assim como nos dois tutoriais anteriores, aqui você também deve traçar a linha horizontal

2. Crie os pontos de convergência

Depois de traçar a linha horizontal, crie dois pontos de convergência partindo dela como na perspectiva de dois pontos. Mas, desta vez, adicione outro ponto fora da linha. Esse ponto pode estar tanto abaixo quanto acima da linha.

Caso você queira uma perspectiva de baixo para cima, o ponto deve estar acima da linha. Porém, se você quiser uma perspectiva de cima para baixo, o ponto deve estar abaixo da linha.

3. Trace as linhas a partir dos pontos de convergência

Agora, faça algumas linhas saindo do ponto de convergência extra. Inclusive, essas linhas podem ir do ponto extra até os demais. Depois disso, trace as linhas saindo dos outros dois pontos de maneira que formem grades, como na perspectiva de dois pontos.

4. Comece a desenhar

Caso você tenha colocado o terceiro ponto de convergência acima da linha horizontal, comece a desenhar de maneira que seus traços não fiquem na vertical, mas sim, inclinadas para cima ou para baixo.

Por exemplo, caso você esteja desenhando uma construção em perspectiva, esses traços que comentei seriam as laterais do prédio. Então, depois de desenhar as laterais, feche a base do objeto com linhas saindo do terceiro ponto de convergência.

Agora é só buscar a inspiração para desenhar e começar a criar os seus desenhos em perspectiva. Boa sorte!

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta