Ceres Art
pintura em tela

Pintura em tela para inciantes: por onde começar?

Você já viu algum a artista profissional fazendo uma pintura em tela e pensou que era muito fácil? As vezes eles fazem parecer que é simplesmente sair dando pinceladas até formar uma bela obra, não é mesmo?

Na verdade é muito raro que alguém que nunca pintou consiga fazer uma bela pintura logo de primeira. Isso porque assim como em qualquer situação na vida, é a prática que leva à perfeição. Além da prática, é muito importante conhecer bem as técnicas que envolvem essa arte.

Para os iniciantes, o mais recomendado na hora de começar a fazer pintura em tela, é fazer um curso de pintura. Assim é possível tirar todas as dúvidas e desvendar todos os mistérios da arte. Mas se você quer mesmo tentar começar sozinho, vou dar umas dicas por aqui!

Materiais necessários para pintura em tela

Para começar a praticar pintura em tela, o primeiro passo é adquirir todos os materiais de pintura necessários. Por mais que você esteja apenas começando, tem uma lista de itens que são indispensáveis para qualquer pintor:

  • Telas
  • Pinceis
  • Pedaços de tecido
  • Paleta de tintas
  • Cavalete
  • Tintas
  • Diluente

Telas

É completamente normal querer começar a sua pintura em tela direto em uma tela grande. Mas o mais recomendado para os iniciantes, é que comecem em telas pequenas ou médias.

O motivo de começar em telas menores é que elas facilitarão muito esse começo na vida de pintura. Conforme você for se aprimorando nos traços e nas técnicas de pintura, vai ficar mais fácil partir para uma tela grande!

Pinceis para pintura em tela

Existe uma grande variedade de pinceis para pintura em tela no mercado. Essa variedade se dá pelo tamanho, formato, tipo de cerdas, e vários outros detalhes. Porém, como você ainda está só começando, vou passar uma pequena lista que vai te ajudar a iniciar essa jornada.

Em relação ao formato, geralmente são usados os pinceis com as cerdas quadradas. Sem dúvida, você também precisará de alguns tamanhos diferentes de pinceis, os quais são definidos pelo número do pincel.

Sabendo disso, a lista de pinceis será pinceis quadrados dos tamanhos zero, 02, 04, 06, 08, 10, 14, 16, 18, 20 e 24. Além desses, é necessário também um pincel de formato arredondado para usar como esfuminho.

curso de pintura

Pedaços de tecido

Os pedaços de tecido necessários para a pintura em tela não têm nenhum tamanho, tipo ou formato específico. Aliás, podem ser quaisquer tecidos velhos que você tiver na sua casa. A função desses pedaços de pano é limpar os pinceis ou, eventualmente, limpar as mãos.

Paleta de tintas

A paleta é o instrumento que você vai usar para aplicar as tintas que for usar na pintura em tela. Inclusive, além de usá-la apenas para aplicar as tintas, ela pode ser usada também para diluir a tinta ou misturar as cores para formar outro tom.

Apesar de existirem alguns tipos e estilos diferentes de paleta, sinta-se livre para escolher a que você achar que é melhor para você!

Cavalete

O cavalete na pintura em tela, é usado para dar apoio à sua tela. Embora ele facilite muito na hora de pintar, não é um item tão essencial assim. Já que sua serventia é apenas apoiar a tela, no começo você pode improvisar esse apoio com outros objetos.

Por exemplo, você pode apoiar em uma mesa, no chão, ou até mesmo apoiar a tela em uma caixa.

Tintas

As tintas mais recomendadas para pintura em tela são as tinta a Óleo e a tinta Acrílica, você pode escolher a que você se adaptar melhor.

Em relação às cores, para começar é interessante comprar algumas cores básicas que possam ser misturadas para criar outros tons:

  • Branco de titânio;
  • branco de zinco;
  • vermelho carmim;
  • verde vessie;
  • amarelo cádmio;
  • amarelo nápoles;
  • terra de siena;
  • amarelo ocre;
  • azul ultramar;
  • azul cobalto;
  • preto.

Diluente

Depois que você escolher qual tinta usar na pintura em tela, caso tenha optado por tinta a óleo, você vai precisar de terebintina e óleo de linhaça para diluir a tinta. Porém, se você for usar tinta acrílica não vai precisar, já que ela é à base de água e não precisa de diluentes.

Por onde começar na pintura em tela

Uma vez que você já concluiu o primeiro passo, que é definir e escolher os materiais corretos, vamos direto para a próxima etapa da pintura em tela.

Já que você provavelmente não tem muito prática com os traços, uma boa dica é treinar um pouco em um caderno ou em uma cartolina. Dessa maneira fica mais fácil se familiarizar com as cores e com os pinceis antes de passar para a tela em si.

Depois disso, quando sentir que já está na hora de ia para a tela, faça a preparação das tintas. Isto é, vá adicionando as tintas na paleta de acordo com a quantidade que você vai precisar. A dica na hora de separar as tintas é colocá-las nos cantos da paleta. Assim, quando você precisar misturar as cores, o centro da paleta estará livre para isso!

Se você conhece um pouco sobre técnicas de pintura em tela, esse é o momento de começar a aplicá-las. Mas se você não sabe muito sobre o assunto e prefere não se arriscar nas técnicas tenho uma dica que pode te ajudar.

No momento em que for pintar, comece a sua pintura em tela pelo fundo e depois vá para as partes com tons escuros da pintura. Se você começar pelo fundo conseguirá uma sensação maior de profundidade na sua pintura. Já as partes escuras servirão como referência para que você adicione os próximos tons depois.

Por fim, lembre-se que pintar exige paciência e muita dedicação. Isso quer dizer que pode demorar um longo tempo para que você finalize a sua pintura em tela, e que, é claro, se você realmente tem vontade de entrar nesse ramo da arte, vai precisar estudar e se aprofundar muito no assunto.

O importante é não desistir e continuar sempre praticando e estudando a arte da pintura em tela!

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta