Ceres Art
salvador dali

Salvador Dalí: por que você precisa conhecer esse artista?

Ao falar em Surrealismo, é bem possível que o primeiro artista que passe à sua mente seja Salvador Dalí, afinal ele foi um grande pintor pertencente a esse movimento. Esse é um dos motivos pelo qual você precisa conhecer a história de vida do artista espanhol.

Quem foi Salvador Dalí?

Salvador Dalí i Domènech nasceu no dia 11 de maio de 1904, em Catalunha, na Espanha. O Europeu foi um dos artistas mais importantes quando falamos de Surrealismo. Além de ser um excelente artista plástico, Dalí era também, um ótimo escritor.

Por já demonstrar interesse pela arte desde cedo, o pintor ingressou na Escola de Belas Artes de São Fernando, em Madri, no ano de 1921. Não muito tempo depois, em 1926, o pintor foi expulso da escola por afirmar que ninguém ali era competente o suficiente para avaliá-lo.

Salvador Dalí teve seu estilo muito influenciado por Pablo Picasso, já que em 1929, eles se conheceram em uma viagem que Dalí fez para Paris. Inclusive, foi no ano seguinte, em 1930, que Dalí começou a fazer parte do movimento surrealista.

Nessa década, foi quando o artista mais produziu obras, mas também foi nesta década, em 1939, que Dalí foi expulso do movimento surrealista por conta de questões políticas. Como a maioria dos artistas do surrealismo eram Marxistas, eles alegaram que Dalí era um artista muito comercial e, por isso, deveria ser expulso do movimento.

No ano de 1960 um projeto do artista foi lançado, o Teatro-Museo Gala Salvador Dali, na cidade de Catalunha. O projeto reunia inúmeras de suas obras de arte.

curso de pintura

Além desses, outro fato marcante na vida do artista, foi seu casamento em 1934. Salvador Dalí se casou ocom Elena Ivanovna Diakonova, que veio a falecer em 1982. Foi aí que ele entrou em uma depressão profunda e parou com suas produções artísticas.

Alguns anos depois, em janeiro 1989, Dalí faleceu por conta de uma pneumonia e parada cardíaca, deixando todas suas obras como legado.

Quais são as obras mais famosas

Como mencionei antes, Salvador Dalí foi um pintor espanhol que pertenceu ao grupo da vanguarda artística europeia, o surrealismo. Conforme ele nomeou, seu processo criativo era crítico-paranoico.

Salvador Dalí produziu diversas obras surrealistas de sucesso. Ele via suas pinturas como “fotografias de sonhos pintadas à mão”, como ele mesmo chegou a afirmar. Entre todas essas obras, as mais conhecidas são:

  • O enigma sem fim (1928)
Salvador dali
  • O grande masturbador (1929)
salvador dali
  • Os dois balcões (1929)
os dois balcões - salvador dali
  • A persistência da memória (1931)
salvador dali
  • Ovos estrelados sem prato (1932)
salvador dali
  • Sono (1937)
salvador dali
  • A tentação de Santo Antônio (1946)
a tentação de santo antonio
  • Galatea (1952)
Galatea - salvador dali
  • A última ceia (1955)
a ultima ceia
  • Rosa meditativa (1958)
rosa

Nessas pinturas de Salvador Dalí, é muito fácil identificar as características do Surrealismo, como a livre expressão do pensamento, o uso de alguns elementos abstratos, a valorização do inconsciente e dos sonhos e a fantasia.

Isso quer dizer que Dalí levava muito a sério seu trabalho e talvez seja por isso que não só se achava, como era mesmo um artista de primeira, que se destacava em cada pintura que se expressava.

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta