Ceres Art
sketchbook

Sketchbook: como usar essa ferramenta para se inspirar

O sketchbook é uma ferramenta muito conhecida por quem gosta de desenhar. Ele é um caderno de rascunhos onde o dono ou dona pode desenhar (ou escrever, colar, recortar, ou o que quiser) tudo o que vier a mente.

A organização desse livro ou caderno de rascunhos é de total responsabilidade do dono dele. Sendo assim, ele pode simplesmente não seguir lógica alguma, como também pode ser organizado por ordem cronológica, categorias, tipo de desenho, etc.

sketchbook

Quem pode usar sketchbooks?

Assim como a organização é livre, quem pode ou não usar um sketchbook também é. Então, desde que você queira um lugar para armazenar suas ideias e liberar toda a sua criatividade e pensamentos, ter um caderno de rascunhos vai ser útil para você.

Mas, como citei anteriormente, essa é uma ferramenta muito usada no meio artístico, principalmente por desenhistas e pintores. O gosto por ter um caderno de desenho vem justamente pelo fato de ser um local onde é possível se expressar sem precisar se preocupar com o resultado final da arte.

Além disso, no caderninho é possível fazer todo tipo de experimento. E para quem busca inspiração, ter um sketchbook é o primeiro passo ideal!

curso de desenho

Como usar essa ferramenta para se inspirar?

Se não sabe mais o que fazer para encontrar inspirações para seus novos desenhos ou pintura, usar um sketchbook com certeza pode te ajudar com isso.

Por ser um objeto pessoal, que ninguém mais além de você precisa ver, liberar suas expressões e sentimentos nesse caderno é muito fácil. Nele você pode rabiscar a vontade e colocar tudo o que vier a sua mente. E o melhor: sem nenhuma pressão!

Por exemplo, você pode ver uma bela paisagem e resolver passá-la para o papel, ouvir uma música e anotar um trecho, ou até mesmo desenhar um sonho que você teve. O importante mesmo é sempre alimentar o seu sketchbook.

Pode até ser que no momento em que você estiver fazendo isso, você sinta que não vai te ajudar a encontrar alguma inspiração. Mas existem dois motivos principais que provam o contrário.

O primeiro é que sempre que você for desenhar, poderá dar uma espiada nos rascunhos do sketch para buscar alguma ideia. E o segundo é que ao manter seu cérebro sempre ativo e trabalhando, assim como qualquer outro músculo do corpo, ele se fortalece cada vez mais. Ou seja, quanto mais você trabalhar suas ideias, mais novas ideias irão surgir!

sketchbook

Como escolher o sketchbook ideal?

Se você está em dúvida sobre como deve ser o sketchbook ideal (se deve ser de capa dura, capa mole, grande, pequeno, folha branca, colorida, e por aí vai…) a minha única dica é: teste todos os tipos possíveis até encontrar o perfeito.

Afinal, você só vai saber o que é bom para você quando você testar e encontrar o que melhor se adéqua. Tudo vai depender do seu gosto e de como você gosta de expressar as suas ideias. Só não se esqueça que ele precisa ser um caderno prático de levar consigo. Assim você não deixa escapar nada!

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta