Ceres Art
surrealismo

Surrealismo: o que é e quais são as principais características?

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que teve origem na Europa, mais especificamente em Paris. Esse movimento reúne características muito próprias além de artistas incríveis.

Para saber exatamente como surgiu e o que esse movimento tem a oferecer, leia este artigo!

Como surgiu o Surrealismo?

O Surrealismo surgiu em uma época da história em que o mundo inteiro estava passando por uma grande transformação e desenvolvimento tecnológico. Na época, estava acontecendo a popularização da luz elétrica, do rádio, da fotografia etc.

Com isso, as relações políticas e sociais também eram afetadas, ainda mais após a Primeira Guerra Mundial que acabara de ocorrer. E como bem sabemos, os movimentos artísticos sempre se relacionaram com a sociedade e a forma e pensar das pessoas.

Então, em 1924 surgiu o Surrealismo com a proposta de romper com a realidade. Ou seja, o movimento queria romper com esse “mundo real” que trouxe tanta devastação e tantos problemas.

O lançamento do movimento aconteceu por meio da publicação do Manifesto Surrealista, escrito por André Breton, propondo que a estética rompesse com a racionalidade, confundindo a realidade com sonho e a lucidez com o delírio.

Inclusive, como o próprio nome já diz, o Surrealismo é algo que vai além da realidade e transcende a compreensão racional das coisas.

Quais são as principais características do Surrealismo?

Ao analisar o movimento surrealista, é possível notar diversas características marcantes. Para ilustrar, listei aqui quais são tais características que o Surrealismo trouxe para a arte.

  • Livre associação e automatismo psíquico. Ou seja, não havia preocupação com a moralidade, o senso estético e com a racionalização das coisas;
  • experimentação na arte, buscando somente se expressar livremente fugindo de qualquer controle racional;
  • expressões artísticas baseadas no subconsciente. Sejam elas baseadas em sonhos ou experiências vividas sob efeito de álcool ou até mesmo drogas alucinógenas;
  • valorização do processo criativo e imaginativo;
  • apreço pelo inesperado nas obras;
  • composições artísticas (escritas ou pintadas) feitas em grupo;
  • composições teoricamente sem sentido, com objetos que não possuem qualquer relação entre si e em lugares aleatórios.

Quem foram os principais artistas do Surrealismo?

O Surrealismo foi um movimento em que muitos artistas se destacaram por suas obras. Vou falar um pouco sobre três deles aqui.

Salvador Dalí

Salvador Dalí era pintor e escultor e não seria exagero dizer que ele foi o artista que mais se destacou e ficou conhecido no Movimento do Surrealismo. Ele estudou na Academia de Belas Artes, mas acabou sendo expulso por conta de desentendimentos com professores da Escola.

Dalí possui diversas obras surrealistas que ficaram famosas, uma delas é a conhecida A persistência da memória, criada em 1931. Para saber mais sobre Dalí, confira esse post aqui no blog:

André Breton

André Breton foi uma figura muito importante para o surrealismo por ser nada mais, nada menos que o fundador do movimento surrealista. Ele definiu a palavra “Surrealismo” da seguinte maneira no Manifesto:

SURREALISMO, s.m. Automatismo psíquico puro pelo qual se propõe exprimir, seja verbalmente, seja por escrito, seja de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausência de todo controle exercido pela razão, fora de toda preocupação estética ou moral.

René Magritte

René Magritte era foi desenhista, ilustrador e pintor. Apesar de ter participado dos movimentos Impressionista, do Cubista e do Futurista, foi no Surrealismo que ele criou suas obras mais marcantes.

Aliás, embora René Magritte seja considerado um dos principais artistas do movimento, suas obras se tornaram conhecidas somente na década de 1960.

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta

Siga nosso Instagram

Invalid OAuth access token.

Receba nossos conteúdos no seu email

Inscreva-se e receba novidades do nosso blog, promoções da galeria, informações de cursos e mais.