Ceres Art
o que é ilustração

Você sabe o que é ilustração?

Provavelmente você já se perguntou qual era a diferença entre ilustração e desenho. Essa é uma dúvida muito comum, já que o desenho pode ser um componente da ilustração.

Vou explicar melhor o que é a ilustração nesse post, e também, vou falar sobre a diferença entre desenho e ilustração! Dá uma olhada:


Você  vai ver nesse Post:



O que é Ilustração

A ilustração é um desenho ou imagem que tem como função transmitir alguma mensagem ou comunicar alguma coisa. Essa imagem pode conter texto acompanhando, ou também pode ser simplesmente apenas a imagem, desde que passe a mensagem que precisa.

Um exemplo muito comum de ilustração são as de livros infantis. Nesses casos em específico, elas tem como função contextualizar e facilitar a compreensão do livro para as crianças.

Mas é claro que existem outros casos. Alguns deles são as ilustrações em cartazes, em história em quadrinhos, capas de livros e até mesmo em placas de trânsito. Lembrando que não precisa ser necessariamente um desenho. Pode ser representada também em fotos, pinturas, colagens, etc.

curso de ilustração

O ilustrador

O ilustrador é a pessoa que cria essas representações gráficas que têm como intuito comunicar algo ou transmitir alguma mensagem.

O papel da pessoa que ilustra é saber captar de músicas, acontecimentos, filmes, livros ou pensamentos, uma mensagem. Mas depois de captar tal mensagem, essa pessoa precisa conseguir sintetizá-la e passar para o papel em forma de ilustração.

É fundamental que ele seja como uma ponte que leva uma comunicação clara para a pessoa que vai recebê-la.

Como surgiu a Ilustração

A ilustração existe há muito tempo. Desde a pré-história as pessoas usavam esse instrumento como forma de facilitar a comunicação. No caso, eram usadas as pinturas rupestres feitas em pedras ou cavernas.

Nesse contexto, acredita-se que as ilustrações eram usadas para expressar crenças, passar alguma mensagem ou retratar como era o cotidiano das pessoas da época.

Desde então, esse tipo de arte só se desenvolveu mais. Tanto que hoje vemos essa expressão artísticas em vários âmbitos que já mencionei acima.

Diferença entre Ilustração e Desenho

Apesar da confusão, e de muitas vezes ouvirmos as pessoas tratando de ilustração e desenho como se fossem a mesma coisa, eles não têm o mesmo significado.

Como já vimos, apesar de a ilustração não precisar ser necessariamente um desenho, ela pode ser. Mas também pode ser uma foto, imagem, colagem, etc. A partir disso já da pra perceber que realmente não tem como ser o sinônimo de desenho, certo?

Acontece que o desenho se diferencia por não precisar necessariamente passar alguma mensagem ou ter algum propósito específico. Ele pode ser simplesmente uma manifestação livre, seja por diversão, por passa-tempo, ou qualquer outra coisa.

Mas, como já comentei antes, ele pode sim ser um instrumento da ilustração, logo, nesse caso eles têm uma correlação. Resumindo: o desenho pode ser usado como ilustração, mas não é uma regra. Assim como a ilustração pode conter um desenho, mas também não é algo imprescindível.

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta